Aneel aprova reajuste de tarifas de energia de cinco concessionáriasSegundo a agência, os índices de reajuste são calculados levando em contaa variação de custos da empresa no período. |
notícias relacionadas
- Agência de Correios do Alecrim estará fechada nesta sexta e sábado
- Estatais investiram mais de R$ 14 bi no primeiro bimestre de 2014
- Quase 40% da população brasileira ainda não possui conta em banco
- Exigir cheque caução para atendimento médico de urgência agora é crime
- Contribuinte tem 30 dias para entregar a declaração do Imposto de Renda
- Preços mais acessíveis fazem da Europa destino procurado nas férias
- Consumidor pagará menos por ligação de telefone fixo para celular, decide Anatel
- AGN empossa novos conselheiros e presta contas da atividade de 2011
- Confiança do consumidor atinge em setembro o menor nível desde março de 2010
- Mato-grossenses visitam agência de fomento para conhecer Cartão AGN
- CAS aprova matérias levando benefícios previdenciários a empregadas domésticas
- Anatel recebe sugestões para melhorar qualidade da internet fixa
- AGN participará de semana do empreendedor individual
- AGN participará de semana do empreendedor individual
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (23) o reajuste das tarifas das concessionária Energisa Paraíba, Força e Luz Coronel Vivida (Forcel), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Companhia Energética do Piauí (Cepisa). As novas tarifas entrarão em vigor no próximo domingo (28).
Para os consumidores da Energisa Paraíba, o aumento será 8,06% para baixa tensão (residências, comércio, etc) e 6,43% para alta tensão (indústrias). A empresa atende a 1,1 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios da Paraíba. As 6,3 mil unidades consumidoras do município de Coronel Vivida (PR) atendidas pela Forcel terão reajuste de 7,43% para as residências e de 6,84% para as indústrias.
O reajuste tarifário anual da concessionária Ceal vai resultar em aumento de 1,93% para os consumidores de baixa tensão e um reajuste negativo de -0,43% para as indústrias. A empresa atende a 898.014 unidades consumidoras, localizadas em 102 municípios de Alagoas.
Para a concessionária Cemar, que atende a 1,7 milhão de unidades consumidoras em 217 municípios do Maranhão, o aumento será 7,53% para as residências e 6,05% para as indústrias. Já os 974.284 consumidores do estado do Piauí atendidos pela Cepisa terão aumento de 12,82% para baixa tensão e de 10,08% para alta tensão.
De acordo com a Aneel, os índices de reajuste são calculados levando com conta a variação de custos que a empresa teve no período. A fórmula inclui custos de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o Fator X, que é calculado com base na produtividade das concessionárias e determina a redução que deve ser aplicada no cálculo do reajuste da tarifa.
A Aneel também decidiu hoje manter as tarifas atuais da Elektro Eletricidade e Serviços até a publicação da metodologia definitiva do terceiro ciclo de revisões tarifárias. A Elektro atende a 1,95 milhão de unidades consumidoras em 223 municípios do estado de São Paulo e cinco de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Agência Brasil

