Começou o processo de licitação do Hotel-Escola Senac Barreira RoxaAs cinco empresas que participam da licitação entregaram dois envelopes: de habilitação e de preços. |
notícias relacionadas
- Sesc RN abre inscrições para cursos gratuitos de outubro
- Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de setembro
- Inscrições abertas para cursos gratuitos oferecidos pelo Sesc RN
- Inscrições abertas para cursos gratuitos de valorização social
- Sesc abre inscrições para cursos gratuitos em setembro
- Programa Senac de Gratuidade oferecerá mais de 10 mil vagas em 2014
- Senai está com inscrições abertas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial
- Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de março
- Senac disponibiliza vagas em cursos técnicos e de capacitação profissional gratuitos
- 75% dos natalenses pretendem se capacitar para a Copa de 2014, revela pesquisa
- Senai investe R$ 3 bilhões em educação profissional até 2014
- Faculdade oferece cursos gratuitos de qualificação profissional
- Sebrae-RN oferece cursos na área de gestão empresarial
Nesta segunda-feira (22), teve início a abertura dos envelopes da licitação para reforma e ampliação do Hotel Barreira Roxa e construção da Escola de Hotelaria e Turismo, uma obra orçada em R$ 21,7 milhões.
O procedimento ocorreu durante todo o dia, das 8h às 17h. As empresas entregaram dois envelopes: um de habilitação (contendo a documentação das licitantes exigida no edital) e o outro com as propostas de preços. Hoje, foi aberto o envelope de habilitação.
A Comissão de Licitação (formada por profissionais do Senac) analisou toda a documentação e terá cinco dias úteis para divulgar o resultado das empresas devidamente habilitadas. Na sequência será respeitado o prazo para recurso, caso alguma empresa utilize, e posteriormente terá início a próxima fase: abertura dos envelopes das propostas.
No procedimento de hoje, além da Comissão também participaram do processo os representantes das empresas licitantes, que verificaram e rubricaram a documentação dos concorrentes. Os questionamentos foram registrados na ata da sessão de abertura.
Cinco empresas estão participando da licitação: Construtora Ramalho Moreira (Natal/RN), Certa Construções Civis e Industriais (Natal/RN), Lotil Engenharia (Fortaleza/CE), Jag Empreendimentos Ltda (Recife/PE) e Cozil Equipamentos Industriais Ltda (Itaquaquecetuba/SP).
Dados sobre a obra
A obra será executada com critérios e recomendações quanto à acessibilidade, sustentabilidade e redução do impacto com o meio ambiente serão atendidos itens como, o reaproveitamento da água da chuva em usos onde não se exige potabilidade, tais como: descarga de vaso sanitário e rega de jardim.
A cobertura é feita com Telhado Verde, também conhecido como jardim suspenso, a fim de minimizar as necessidades teóricas de resfriamento dos ambientes internos por meio de ar condicionado. Serão substituídas cisternas e caixas de água de concreto por reservatórios pré-fabricados de polietileno pelos mesmos motivos acima citados. A energia solar será utilizada para aquecimento da água dos boilers das cozinhas didáticas, bem como da iluminação externa. Além disso, a estrutura atenderá plenamente ao disposto na Norma de Acessibilidade (ABNT/NBR 9050) de modo que os portadores de necessidades especiais possam acessar todos os ambientes pedagógicos e públicos por meio de piso podotátil e sinalização específica.
O Hotel
O prédio foi inaugurado pelo Governo do Estado, no dia 3 de novembro de 1985, inicialmente idealizado para ser a residência oficial do governador, posteriormente teve a destinação alterada. Em abril de 2004, o Hotel passou a ser administrado pelo Senac/RN, resultante de um contrato celebrado com o Governo do Estado.
A Escola
O Hotel Escola forma uma média de três mil pessoas qualificadas por ano, em cursos da área de turismo e hospitalidade. Com a construção da escola de hotelaria a instituição terá capacidade para capacitar seis mil profissionais anualmente. Atualmente a escola ocupa uma área com cerca de 600m² para 3.479,15 m².
A construção da Escola de Hotelaria e Turismo contemplará três cozinhas didáticas, totalmente equipadas com os utensílios mais modernos; sala teórica de gastronomia; laboratórios de garçom, camareira, recepcionista, enologia e informática; e mais sete salas de aula.
Além disso, aumentará o portfólio de cursos oferecidos pelo Senac como, por exemplo, cursos de aperfeiçoamento para gerentes de bares e restaurantes, bartender flair, técnicas de vendas para bares e restaurantes, pratos flambados em rechaud e práticas de somelier; hotelaria hospitalar, capacitação de gestores de pequenos hotéis e pousadas e aperfeiçoamento para recepcionistas e camareiras dos hotéis e hospitais; cursos de aperfeiçoamentos para guias de turismos e agentes de viagens.
Fonte: Assessoria Fecomercio RN