Agricultores terão descontos de até 85% nas dívidas junto ao BNBBenefício é garantido pela lei que liquida divida de pequenos produtores junto à instituição.. |
Por: Mara Rochele
notícias relacionadas
- RN é 5º Estado do Nordeste com maior volume de financiamento do BNB
- Rosalba Ciarlini participa de almoço da CDL e fala sobre prioridades para crescimento do RN
- CDL Natal renova parceria com o BNB durante primeira assembleia do ano
- Energia eólica impulsiona crescimento de 24% do BNB em 2010
- Economia do RN é pauta de encontro entre governo e BNB
Os agricultores inadimplentes terão mais uma chance de quitar suas dívidas no Banco do Nordeste e conseguir novas linhas de crédito para dar continuidade a produção. Esse benefício faz parte da Lei 12.249/2010, que entre vários assuntos, traz a possibilidade do agricultor familiar e o mini-produtor rural ter grandes descontos, que varia de 45% a 85% no saldo devedor.
Segundo o gerente de suporte a negócios do Banco do Nordeste, César Pontes, em alguns casos há possibilidade de liquidar a dívida total junto ao BNB sem o pagamento de nenhum valor. "Com esse benefício, os agricultores que perderam sua produção por algum motivo, podem retomar a atividade agropecuária e continuar gerando emprego e renda para o município", disse César Pontes.
Terão parte de suas dívidas perdoadas, os micro, pequenos e médios produtores rurais com operações contratadas até 15 de janeiro de 2011, com valores contratados até R$ 35 mil reais. Além desses, os agricultores familiares inadimplentes que pertencem ao "grupo B" (agricultores atendidos pelo Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) também poderão conseguir descontos.
O gerente de suporte a negócios do BNB disse que os agricultores do "grupo B" terão um benefício a mais. "O desconto pode ser oferecido a produtores que contraíram dívidas até 31 de dezembro de 2006", disse Pontes.
Para ter direito ao benefício, os produtores terão que procurar qualquer uma das agências até o dia 30 de novembro de 2011. Para divulgar os direitos concedidos pela lei, o BNB conta com o apoio das agências e parceiros locais. "O banco irá analisar se a dívida do produtor se enquadra nos critérios definidos pela lei", afirma o gerente de suporte.
Desde que a Lei 12.249 foi sancionada em junho de 2010, o Banco do Nordeste já liquidou cerca de 12 mil operações no Rio Grande do Norte, o que representa cerca de R$ 75 milhões de reais em dívidas que foram perdoadas.
Ao todo, o BNB que abrange todo o Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo, já liquidou cerca de 250 mil operações. "A expectativa é de que mais produtores procurem o benefício previsto pela lei e continuem operando com as linhas de crédito junto ao Banco do Nordeste para dar continuidade a produção rural" argumenta César Pontes.

