Nordeste é destaque em franquiasEmpresários apostam nas redes como forma de investimento mais seguro na hora de abrir um negócio. |
Informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que num comparativo entre os anos de 2010 e 2009, o setor apresentou um crescimento de 20,4%. Para 2011, esse índice deve fechar o ano com um saldo ainda maior. A ABF espera que o mercado de franquias cresça mais 15%, aumentando o faturamento de R$ 75,98 bilhões, entre os anos de 2009 e 2010, para R$ 87 bilhões neste ano.
Até o mês de maio de 2011, foram abertas cerca de 60 novas redes e a perspectiva é que outras 90 sejam inauguradas ainda em 2011. Mas por que cada vez mais as pessoas investem nesse mercado? Um dos fatores é a garantia de se investir em um produto que já é bem aceito em outras cidades e, por isso, tem maior probabilidade de sucesso. O segundo fator é poder contar com o apoio da franquia.
De olho nesse mercado, a empresária Karina Cavalcante buscou uma empresa que unisse qualidade no produto e boa aceitação de mercado. No próximo mês, ela inaugura em Natal a primeira franquia da FasTracKids na cidade. A escolha pela rede não foi aleatória. Com o nascimento de sua filha, Karina buscou novas oportunidades no desenvolvimento infantil e, ao se deparar com a ausência de empresas nesse ramo, investiu na franquia internacional que já está presente em mais de 50 países. "Fiz pesquisa de mercado e constatei que não existem empresas focadas no desenvolvimento cognitivo de crianças até 8 anos. A franquia é a única no mundo que trabalha com esse conceito", diz.
A empresária, que buscava uma negócio que fosse fácil de gerir e viesse com uma formatação de sucesso, destaca pontos positivos do negócio. "O franqueado tem todo o suporte e apoio para adequar ao mercado local. Você é empresário e tem uma espécie de sócio que vai te ajudar no que tiver ao alcance, porém sem interferir financeiramente", conta.
Mas a educação não é o único segmento que cresce no mercado de franquias. A marca paulista Eco Office, especializada em recarga ecológica de cartucho, apresentou crescimento de 280% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo foram abertas 21 unidades no país.
A loja em Natal acompanhou o crescimento. No mesmo período, a loja aumentou o faturamento em 220%. O bom resultado é visto nas parcerias firmadas com grandes empresas da capital potiguar, como o shopping Midway Mall, CVC - Natal Shopping, Drogaria Amadeus, Hospital do Coração, Natalcor, Mutimedical, dentre outras.
Segundo o empresário Gustavo Barros, que dirige a Eco Office no RN, existem fatores determinantes para a decisão de ser um franqueado. "A praticidade e o know-how que é passado para os franqueados, incluindo assessoria técnica, gerencial e de marketing que facilita e nos leva a optar pela franquia", explica.

