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15/07/2011 10h01

Pesquisa revela que faixa etária dos homens influencia nas compras

Uma empresa de pesquisa conversou com 30 homens, com idade entre 20 e 60 anos, das classes A, B e C.

Se no dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, o dia 15 de julho é marcado pelo Dia do Homem.

A data tem como objetivo promover a igualdade entre os gêneros e incentivar os homens a cuidar da saúde de forma preventiva. Porém o comércio aproveita a data para aquecer as vendas neste mês e conquistar os consumidores do sexo masculino.

Mas qual o perfil dos homens?! Essa dúvida motivou a empresa Shopper Experience a realizar uma pesquisa para saber se os homens tem o mesmo perfil de consumo em deferentes faixas etárias. Para isso a empresa de pesquisa conversou com 30 homens, com idade entre 20 e 60 anos, das classes A, B e C.

Segundo a pesquisa o consumidor de 20 é mais antenado e se revela consumista de produtos inovadores e tecnológicos como TV LED, videogame e McBook Pro além dos acessórios masculinos (relógio, tênis e óculos). O consumo de revistas e passagens aéreas entram constantemente na estrutura de gastos. A mulher que personifica o consumo para eles é Gisele Bündchen, por ser referência de beleza, bom gosto, bem-estar e requinte.

Aos 30 anos o homem compra muito mais por desejo e prazer do que por necessidade apesar disso são objetivos e não consomem por impulso, pois sabem o que querem. Os trintões são vaidosos e consomem produtos ligados à beleza como creme para o rosto e para a região dos olhos e também ligados ao bem-estar (calçado, roupa, viagem e restaurante). As mulheres que personificam a compra são Eva Mendes (prazer), Cléo Pires (inspiradora) e Ivete Sangalo (cheia de energia, bonita e comunicativa).

Para os quarentões, a sensação de poder e sucesso são as mais associadas ao consumo.
Viagens para lugares exóticos e vinhos caros estão entre os objetos de desejo deles, as roupas e artigos associados a tendências, por sua vez, são comprados com o aval feminino (esposa ou namorada).
As mulheres que personificam o ato de comprar são Julia Roberts e Jackie Kennedy Onassis, por combinarem poder, elegância, discrição e senso de utilidade.

Já aos 50 anos, os homens permanecem objetivos nas compras. Inclusive, suas compras são mais rápidas exatamente porque a decisão de compra foi tomada antes de sair de casa. A Carla Bruni personifica a mulher associada a compra (clássica, antenada, elegante e decidida).

Aos 60, compram somente o necessário. São mais atentos à forma de atendimento, e acreditam que o homem é mais bem atendido quando compra produtos duráveis. Entre os objetos de desejo estão um carro maior e potente, e uma casa mais confortável.

 

Fonte: Infomoney


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