Embaixador da Letônia visita RN e propõe parceriasO representante letonês propôs parceria com universidades brasileiras para o desenvolvimento de tecnologia no campo de energias renováveis. |
notícias relacionadas
O embaixador da Letônia, Artir Bertolis e o vice-reitor da Universidade Tecnológica de Riga, Modris Ozolins foram recebidos pela governadora Rosalba Ciarlini na tarde desta quinta-feira, 14, com o objetivo de fortalecer parcerias internacionais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
A Letônia é um dos países que compunham a URSS e tem uma história de independência recente, (1990). Integrante da União Européia desde 2004, a Letônia conta com forte tradição em educação musical e manifestações culturais, que foram tema de parcerias com o Brasil. "Temos em nosso país um festival que acontece a cada cinco anos que conta com 20 mil vozes cantando à capela regidos por um único maestro. Apesar do regime que vivíamos, sempre tivemos a música como referência, com ótimas universidades e ensino na área. Queremos compartilhar isso com o Brasil", disse o embaixador Artis Bertolis.
Outra proposta apresentada pelo representante do governo letonês foi a parceria com universidades brasileiros para o desenvolvimento de tecnologia no campo de energias renováveis. De acordo com o Modris Ozolins, convênios já foram firmados com a Universidade de Campinas, em São Paulo e com a Universidade de Brasília. "Gostei muito da estrutura do parque eólico de Rio do Fogo que visitamos, temos desenvolvido tecnologia, além dessa área também em energia solar e biomassa", disse o vice-reitor.
A diretora presidente da Fapern, Maria Bernardete Cordeiro, considerou as propostas apresentadas para o desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis. "Teremos em agosto um seminário a respeito do tema e é de nosso interesse contar com cooperação de diversas instituições no evento", disse Bernardete.
Entre os pontos fortes da Letônia também estão a logística para operações de importação e exportação e estrutura ferroviária e marítima para o transporte de mercadorias. Para a governadora Rosalba Ciarlini essas características são atrativos para o Rio Grande do Norte. "Atualmente nossas exportações estão indo para portos na Holanda e Bélgica, podemos estudar utilizarmos também as estruturas da Letônia para atingirmos até o pacífico a um custo menor", disse a governadora.
Também participaram da reunião o cônsul honorário da Letônia do Rio Grande do Norte, Antônio Medeiros; a representante da secretária de Estado da Educação, Tânia Leiros; a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto e a secretária extraordinária da Cultura, Isaura Rosado.
Fonte: AssecomRN