Petrobras faz nova descoberta no pré-sal da Bacia de CamposEsta é a principal descoberta realizada no pré-sal da Bacia de Campos. |
notícias relacionadas
- Produção de petróleo no pré-sal aumentou em novembro, diz Petrobras
- Produção de poços de petróleo do pré-sal triplicou em menos de três anos
- Produção no pré-sal ultrapassa 1 milhão de barris de petróleo por dia
- Produção do Pré-Sal cresceu 70% em março
- Produção de petróleo no pré-sal cresceu 4% e foi recorde em abril
- Governadores do nordeste temem judicialização do pré-sal
- Exploração do pré-sal deve gerar mais de 2 milhões de empregos até 2020
- Petrobras antecipará projetos do pré-sal em Guará-Norte e Cernambi
O consórcio Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil anunciaram nesta terça-feira (28), a descoberta de dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço exploratório 1-REPF-11A-RJS, informalmente conhecido como Gávea. Esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos.
O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros.
O consórcio está analisando os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área.
A Repsol Sinopec é a operadora do consórcio, com 35% de participação, tendo como parceiras a Statoil, com 35% e a Petrobras, com 30%.
A companhia e suas parceiras informaram às autoridades brasileiras a existência de indícios de hidrocarbonetos no poço exploratório Gávea em março de 2011, para o primeiro nível, e em abril do mesmo ano, para o segundo nível.
A Repsol Sinopec é a companhia estrangeira líder em direitos de exploração nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, participando em 16 blocos, dos quais é operadora em seis.
Fonte: Petrobras