Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/02/2011 17h44

Suspensão de concursos não atinge cursinhos preparatórios de Natal

Instituições mantiveram as turmas e vêm esclarecendo os alunos sobre os aspectos da medida governamental.

Por: Felipe Gibson

O anúncio do governo federal de que os concursos públicos estão suspensos para 2011 não vem tendo impacto nos cursinhos preparatórios de Natal. Sem rescisões de matrícula registradas até o momento, as instituições mantiveram turmas abertas e vêm esclarecendo os alunos sobre os aspectos da medida governamental.

No início da semana, o governo anunciou que a suspensão dos concursos é uma das medidas do pacote para conter os gastos previstos no Orçamento Geral da União. "Inicialmente assusta pela forma como a notícia foi dada, mas é preciso esclarecer que a medida só atinge o âmbito federal", conta a coordenadora do IAP Cursos, Mônica Bezerra.

A coordenadora do IAP Cursos explica que a instituição não sofreu perdas com o anúncio do governo. De acordo com Mônica Bezerra, a medida tem um efeito mais psicológico do que prático.

Em nota divulgada no portal do IAP Cursos, o diretor Aldo Rocha esclarece alguns pontos da notícia divulgada pelo governo. "A medida não inclui os concursos dos poderes Judiciário, Legislativo e de âmbito estadual e municipal, além daqueles de empresas estatais".

Rocha cita que os poderes Judiciário e Legislativo já estão com vários concursos em pauta, sem contar com processos seletivos dos Correios, Transpetro, Petrobras e Infraero, que não dependem do Ministério do Planejamento para ocorrer. Na análise do diretor da IAP Cursos, outros órgãos que devem oferecer vagas são INSS, que planeja abrir novas agências no RN, além das polícias Federal e Rodoviária Federal, visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O diretor da LFG, Eduardo Rocha, conta que os cursinhos da instituição também não sofreram impactos. Para o advogado, mesmo que os concursos sejam suspensos vai chegar um momento em que haverá carência para preencher vagas no setor público, e a demanda reprimida inicialmente encontrará seu lugar.

"O aluno não vai estudar só quando o concurso estiver marcado. Ele deve estar sempre habilitado para quando tiver condição de disputar uma vaga. avalia o diretor da LFG. Eduardo Rocha reforça que para a LFG, cujo principal foco é o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um eventual impacto pela suspensão dos concursos fica ainda mais minimizado.

Alguns alunos até enxergam com bons olhos a medida. O aluno da LFG, Ellisson Trindade, conta que a suspensão propicia mais tempo de estudo. Na visão de Trindade, o envelhecimento do funcionalismo público obrigará o governo a suprir sua demanda. "Quem está estudando é indiferente. A máquina precisa andar e é impossível manter a conjuntura sem servidores".


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo