Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/11/2010 08h46

Encontro de Software Livre em Natal continua neste sábado

Evento está sendo realizado das 9h às 19h, no Hotel Praia Mar.

Por: Lidiane Lins

O maior encontro de cultura livre do Nordeste está sendo realizado em Natal, até este sábado (06). Trata-se do 4º Encontro de Software Livre, que acontece desde a sexta-feira (05), das 9h às 19h, no Hotel Praia Mar.

Realizado pela Veezor consultoria e Projeto Software Livre Rio Grande do Norte (PSL-RN), em parceria com o Sebrae RN, o evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o uso do Software Livre no Nordeste, através do estímulo à geração de negócios, desenvolvimento de políticas públicas, além da contribuição para a inclusão digital de territórios menos favorecidas da região.

O Encontro de Software Livre surgiu para ser anual e itinerante. O primeiro encontro aconteceu em maio de 2006 na Paraíba que em sua primeira superou os mil participantes e foram mais de 45 palestrantes. No ano seguinte aconteceu em Sergipe junto com o Livre-SE - Encontro Sergipano do Software Livre, o terceiro no Bahia onde ficou decidido que em 2010 aconteceria aqui no Rio Grande do Norte. Caravanas dos estados nordestinos se mobilizam para participarem dos encontros.

De acordo com coordenador geral do Encontro, Gustavo Ribeiro, o primeiro dia do evento atraiu uma grande quantidade de pessoas, dentre profissionais da área de informática, educação, e demais setores produtivos.

"A participação do público já superou nossas expectativas. Ontem, todos os salões já estavam lotados. Hoje, devem ficar ainda mais cheios, com a presença de caravanas de outros estados do Nordeste e também do interior do Rio Grande do Norte", revelou o coordenador.

Segundo Ribeiro, a grande vantagem dos softwares livres é a possibilidade de modificação que o acesso ao código desses softwares permite. "Qualquer pessoa que entenda pode modificar e redistribuir o software pela internet, contribuindo para o seu aperfeiçoamento", disse.

"É essa liberdade que oferece as oportunidades de negócios. Com softwares de acesso livre, nós podemos vender o serviço atrelado a ele, modificá-lo e personalizá-lo de acordo com as especificações dos clientes, sem nos atermos aqueles ‘softwares de caixinha', que já vêm com modelo pronto", completou.

Outra vantagem desses softwares é a transparência. Como o código é aberto, qualquer pessoa que quiser informações sobre o software, pode ter acesso.

A programação do 4º Encontro de Software Livre deste sábado inclui uma palestra sobre o caso de sucesso do governo estadual do Ceará, que realizou a migração do seu sistema para a utilização de softwares livres.

Também serão apresentadas palestras com a temática Educação e Inclusão Digital, com exemplos de softwares usados pelas instituições de ensino; e também palestras sobre Segurança e Redes.

Toda a programação está disponível no site http://ensl.org.br/2010/


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo