Floriculturas têm expectativa baixa para o Dia de FinadosClientes têm optado pela praticidade na hora de comprar arranjos. |
Por: Felipe Gibson
Antes considerada uma das melhores datas do ano para as floriculturas, o Dia de Finados já não representa um negócio tão rentável para o setor. O motivo alegado pelos estabelecimentos é que os clientes têm procurado mais praticidade na hora de comprar flores e arranjos para homenagear os parentes e amigos que já se foram, preferindo portas de cemitério ou até supermercados para adquirir os produtos.
Na avaliação das floriculturas a rentabilidade da data começou a ser notada há cerca de quatro anos. "Tem sido mais cômodo e confortável para as pessoas comprar flores no supermercado ou na porta dos cemitérios do que se deslocar até uma floricultura", explica a proprietária da floricultura Amorosa, Geysa Freitas. De acordo com Geysa, a loja não abrirá neste feriado, pois o movimento não tem compensado em anos anteriores.
Na Ceiça Flores, a vendedora Vânia Oliveira conta que datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados têm gerado bem mais movimento no comércio de flores, de forma que o estabelecimento não tem investido em novos estoques para o Dia de Finados.
Para este ano, outro fator que influencia a expectativa fraca é o fato de o feriado ser na terça-feira. "As pessoas vão aproveitar para viajar", afirma o proprietário da Mundo das Flores, Douglas Bartolomeu, que coloca o Dia das Mães como a principal data do setor atualmente. Quanto às vendas, ele conta que há três anos o número de pedidos tem mantido a mesma quantidade.
No entanto, nem todas as floriculturas mostram pessimismo quanto ao feriado. Na Encanto das Flores, a proprietária Domerinda Rodrigues Paranhos tem ido atrás do cliente, ao invés de esperar que ele vá a floricultura. "Há três anos colocamos pessoas nas ruas para vender, nas portas dos cemitérios com barraquinhas", explica Domerinda.
Segundo a proprietária da Encanto das Flores, a expectativa do Dia de Finados é de véspera, com as pessoas deixando para comprar de última hora. Domerinda Paranhos conta que neste ano os funcionários da Encanto estarão no cemitério Morada da Paz para vender flores e arranjos aos visitantes.