Experiência da Redecon deverá servir de modelo para nova rede no Ceará |
notícias relacionadas
- Abertura oficial do Enare 2016 destaca união empresarial, força empreendedora e melhorias para o setor varejista de material de construção
- Feicon Batimat 2015: Redecon expande leque de oportunidades e negócios
- Redecon RN ocupa 5ª posição no ranking das maiores lojas de material de construção do Estado
- Redecon realiza sua primeira convenção estadual no próximo domingo
- Sistema Fecomércio leva debate sobre Copa 2014 a Macaíba
- Vice-presidente da Fiern pode ser o próximo presidente da Codern
- Terceiro Melo é homenageado pela Redecon RN
Um grupo de empresários cearenses realizou uma visita técnica à sede da Rede de Lojas Materiais de Construção (Redecon), para conhecer a experiência bem-sucedida da rede potiguar, na manhã desta quinta-feira (21).
Os empresários fazem parte da Rede Construindo, que tem sede no município de Iguatu e reúne lojas de material de construção da região do centro-sul do Ceará. Com 17 lojas, a rede cearense ainda está em fase de implantação, agregando micro e pequenas empresas com perfis semelhantes para iniciar o trabalho em conjunto.
A empresária Ivânia Barbosa, associada da Rede Construindo, ficou impressionada com o nível de organização e desenvolvimento alcançado pela Redecon. Para ela, a visita foi bastante positiva, uma vez que ofereceu a oportunidade de conhecer um exemplo do setor que vem dando certo.
“Como estamos no começo, ainda estruturando a nossa associação, essa visita é muito importante para aprendermos a partir de uma experiência de sucesso, para conseguirmos obter o máximo de informações e errarmos menos na consolidação da Rede Construindo”, disse a empresária.
Durante a visita, o presidente da Redecon, Luiz Antônio Lacerda, acompanhou o grupo pelas instalações da sede da associação, onde apresentou vídeos institucionais sobre a estrutura da rede e conversou com os empresários sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos quatro anos de existência da Redecon.
Lacerda destacou a importância da união entre os associados e a adesão à marca para o fortalecimento da rede. Segundo ele, conscientizar os associados a pensar em grupo tem sido um dos principais desafios enfrentados até hoje.
“Para que a rede já nasça forte, é preciso que os associados acreditem nela e adotem a marca, colocando-a acima da sua própria, para identificar a loja como parte do grupo. Sempre é difícil convencer os empresários a apostar na unificação da marca, mas isso é imprescindível para o sucesso da rede”, revelou o Luiz Lacerda.
A visita foi realizada em parceria com o Sebrae, como parte do trabalho de apoio à criação e desenvolvimento da rede, que a instituição vem realizando no Ceará. A consultora do Sebrae CE, Lenilde Chaves, acompanhou a comitiva, que seguirá na sexta-feira (22) para Mossoró, a fim de conhecer outro exemplo de rede do setor de materiais de construção.
“Estamos chegando ao final do trabalho de consultoria do Sebrae junto à Rede Construindo. Ao longo de dois anos, foram realizados cursos, seminários, serviços de consultoria gerencial e tecnológica, com o intuito de preparar os empresários para a criação da associação, oferecendo orientação no sentido do trabalho em conjunto, para o fortalecimento do grupo e das próprias empresas”, afirmou Lenilde.
Sobre a Redecon
Com quatro anos de existência, a Redecon é formada por 16 lojas associadas, espalhadas por 14 cidades do Rio Grande do Norte, e é líder de vendas em todas elas. Desde a sua fundação, Lacerda estima que a Redecon já é responsável pelo crescimento de todas as lojas associadas em cerca de 25%.
E as perspectivas continuam altas. Com o setor de construção civil em plena expansão, motivado pelos preparativos para a Copa do Mundo, Olimpíadas e o Programa Minha Casa, Minha Vida, o presidente da Redecon projeta um aumento de 30% do faturamento em 2010.