Urbana intensifica limpeza e combate ao descarte irregular nas praias de NatalEntre os materiais mais recolhidos estão palitos de picolé e de espeto, latas, copos descartáveis, restos de comida e, em maior volume, cocos verdes. |
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) intensificou os serviços de limpeza nas praias da capital diante do aumento do descarte irregular de resíduos. Equipes atuam diariamente, com maior demanda nos períodos de alta estação, quando cresce o fluxo de moradores e turistas.
Entre os materiais mais recolhidos estão palitos de picolé e de espeto, latas, copos descartáveis, restos de comida e, em maior volume, cocos verdes. Apenas em Ponta Negra foram retiradas 2.758,59 toneladas. Nas praias urbanas da Zona Leste, o volume chegou a 4.088,44 toneladas, enquanto na Redinha foram coletadas 1.208,95 toneladas. No primeiro semestre, o total recolhido nas praias somou 8.055,98 toneladas - média de 1.343 toneladas/mês e 44,76 toneladas/dia.
Para reduzir a geração de resíduos na orla e facilitar a coleta, a Prefeitura instalará lixeiras subterrâneas em todas as praias urbanas nos próximos meses. O sistema mantém o lixo acondicionado com segurança, fora do alcance de pessoas e animais, e otimiza o trabalho das equipes.
Além da rotina de coleta, a Urbana realiza mutirões de limpeza, especialmente no verão e em períodos festivos, e desenvolve ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com campanhas educativas voltadas à preservação da orla.
As iniciativas contam com parcerias de projetos ambientais, como o Onda Limpa (IFRN/FUNCERN), que promove educação ambiental e mutirões nas praias da região metropolitana, e o Praia Limpa, focado na sensibilização de usuários da orla com ações de coleta e distribuição de materiais informativos. A companhia também atua em situações específicas, como a remoção periódica de resíduos trazidos por correntes marítimas até a Praia do Segredo.
"O trabalho de conscientização é essencial quando se trata do descarte irregular. É uma questão cultural em âmbito nacional, não apenas local. Buscamos sempre alertar sobre os danos ao meio ambiente e à saúde pública causados pelo descarte inadequado", afirmou Alvamar Vale, secretário da Urbana.
Com esse conjunto de ações - coleta, infraestrutura adequada, educação ambiental e parcerias - a Prefeitura de Natal e a Urbana atuam para manter as praias limpas, seguras e acolhedoras para a população e visitantes.

