Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/08/2025 09h19

FIERN participa de assinatura da ordem de serviço para dragagem do Porto de Natal

O evento, realizado no Terminal de Passageiros, contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da governadora Fátima Bezerra, além de empresários, autoridades e trabalhadores portuários.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou, nesta segunda-feira (11), da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para dragagem no Porto de Natal. O evento, realizado no Terminal de Passageiros, contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da governadora Fátima Bezerra, além de empresários, autoridades e trabalhadores portuários.

Além da ordem de serviço para a dragagem, são previstos o lançamento do edital para construção das defensas nos pilares centrais da Ponte Newton Navarro e a assinatura do contrato para a reforma de armazéns e galpões logísticos.

Roberto Serquiz ressalta a importância dos investimentos para a indústria potiguar e destacou que é necessário, também, a realização da dragagem do Porto e das defensas da ponte. "Aguardamos a dragagem do Porto de Natal e as obras de proteção da Ponte Newton Navarro, que representam investimentos significativos para otimizar a operação do porto em seu potencial máximo", disse.

"Isso é relevante para o Rio Grande do Norte e para o mundo. O transporte marítimo é o mais econômico e, portanto, necessitamos desse instrumento para evitar que nossa produção seja direcionada a outros estados. Atualmente, os portos de Pecém e Suape são os principais meios de escoamento da nossa produção, e, recentemente, o de Cabedelo, na Paraíba, entrou na concorrência", explica o presidente da FIERN. "A concretização deste projeto de grande porte tornará nosso estado mais independente, competitivo e rentável para as empresas, impulsionando o retorno do investimento estadual", completa Serquiz.


O diretor 2º secretário da FIERN e presidente do Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício, também ressalta a importância das obras no Porto de Natal. "Hoje a maior parte da nossa produção sai por portos de estados vizinhos, o que nos deixa com um custo maior e, consequentemente, menos competitivo diante dos empreendedores de outros estados."

Além do Porto de Natal, foi assinado o termo de compromisso para a execução dos estudos para implantação do Porto-Indústria Verde, no município de Caiçara do Norte. A iniciativa será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e contempla estudos técnicos para o desenvolvimento logístico sustentável do estado. O empreendimento inclui soluções para energia eólica offshore, produção de hidrogênio verde e uso industrial diversificado, alinhando-se às diretrizes ambientais e à transição energética global.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o momento simboliza uma parceria exitosa entre os governos estadual e federal pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte. "É a concretização de investimento há muito tempo esperados, resultado de uma luta para trazer a modernização da infraestrutura portuária de Natal", destaca.

 

Já o ministro Silvio Costa Filho afirma que os investimentos buscam aproveitar os grandes potenciais econômicos do Rio Grande do Norte. "Desde 2009 não era feita uma dragagem no Porto de Natal, prejudicando o escoamento da produção e a competitividade frente a outros terminais do Nordeste. Serão mais de R$ 130 milhões em investimentos, que vão ser muito estratégicos para o desenvolvimento do estado e do Brasil."


*Fonte: Agência Brasil

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo