Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/07/2024 12h16 - Atualizado em 03/07/2024 11h49

Saiba como as taxas de juros afetam o cenário imobiliário

Compreender como as taxas de juros afetam o cenário imobiliário pode auxiliar tanto quem está procurando investir, quanto quem está procurando comprar/vendas a tomar decisões acertadas.

Como as taxas de juros afetam o cenário imobiliário? O mercado de imóveis afeta diretamente a economia de nosso país, e pode ser afetado por fatores econômicos diversos. Um dos fatores que mais o afeta são as taxas, sim, as taxas de juros.
Taxas como a Selic, por exemplo, possuem influência direta quando falamos do acesso ao crédito, dos custos com o financiamento, e, consequentemente, a demanda/busca por imóveis.

Compreender como as taxas de juros afetam o cenário imobiliário pode auxiliar tanto quem está procurando investir, quanto quem está procurando comprar/vendas a tomar decisões acertadas. Acompanhe a matéria e saiba mais!

Entenda o que é a taxa Selic!

A Selic, também conhecida como Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é a principal taxa de juros aqui em nosso país.
Ela é decidida pelo Comitê de Política Monetária, que você deve conhecer como "Copom" do Banco Central, servindo como base para outras taxinhas no mercado.

Deixando mais claro, estamos falando de uma taxa que os grandes bancos usam para emprestar dinheiro uns aos outros (isso mesmo que você leu), o que acaba por influenciar de forma direta o quanto você paga nas coisas, incluindo os financiamentos imobiliários.

Como a Selic é definida?
O Copom se junta a cada quase dois meses, coloca na balança a situação econômica do país e decide se a Selic deve subir, diminuir ou ficar na mesma.
Essa decisão se baseia em vários motivos, como:
? Inflação;
? Crescimento econômico;
? E o cenário internacional.

Quando a inflação fica alta, o BACEN (Banco Central), costuma subir a Selic, deixando o crédito mais caro, diminuindo o consumo do público e tirando - momentaneamente - a pressão em cima dos preços dos produtos, incluindo o financiamento imobiliário.
Mas, quando o efeito contrário acontece, ou seja, quando a economia está indo muito devagar, o BACEN diminui essa taxa, pra que você consumidor vá as compras, aumentando o investimento no mercado.
Atualmente, (Junho/2024) a taxa Selic foi reduzida pelo Copom para 10,10% ao ano (cerca de 0,84% ao mês) segundo relatório de Maio/2024 do Banco Central.

Como a Selic impacta especificamente o mercado imobiliário?
Você já se perguntou como as taxas de juros afetam o cenário imobiliário? Abaixo explicamos como a Selic pode mudar o cenário dos empreendimentos, principalmente quando falamos dos financiamentos. Confira:
Financiamento de imóveis

Lembra de quando falamos ali em cima que os financiamentos podem ficar mais caros? Esse talvez seja o ponto mais afetado quando a gente está falando de uma taxa Selic mais alta.
Quando a Selic está alta, então, os juros da sua casa ou apartamento financiado aumentam, tornando tudo mais caro. Isso acaba tirando um pouco do ritmo da compra de imóveis financiados, diminuindo a procura/demanda.

Mas, quando analisamos o lado contrário, ou seja, quando a taxa Selic está baixa, os juros dos financiamentos de casas, terrenos e apartamentos também caem, tornando os empréstimos mais fáceis de serem conseguidos, aquecendo o mercado.
Por exemplo, se a Selic está em 10% ao ano (como é o caso atualmente), os bancos podem cobrar juros que vão de 12% a 15% (um valor bem alto) nos financiamentos.

Mas, se a Selic cair para 5% a.a., os juros podem cair "ladeira abaixo", para algo entre 7% a 10%, facilitando - e muito - a compra de imóveis.

Investimentos imobiliários
A Selic também vai moldar quando a gente fala de investimento em imóveis, e não na compra propriamente dita.
Vamos a exemplos de novo? Quando a taxa está alta, investir em renda fixa (aquela que é mais segura), como títulos do Governo Federal (Tesouro Direto), pode ser melhor pro bolso do investidor, já que oferece um retorno absurdamente alto com uma segurança também absurda. Mas, quando ela está baixa, a renda fixa, ou o investimento no Tesouro Direto, diminui. O que acontece? Aqueles investimentos em renda variável, como os fundos imobiliários, acabam sendo uma opção bem melhor para o bolso do investidor.

Valor dos imóveis
O sobe e desce na taxa Selic podem afetar diretamente o valor das casas, apartamentos ou terrenos. Com os juros lá embaixo e financiamentos mais fáceis de serem conseguidos, a busca pelos imóveis vai aumentar, o que faz com que os valores deles também sumam.
Mas, com os juros mais baixos, como a busca é menor, é normal que o valor deles também fique mais negociável, podendo render bons descontos.

A Selic pode influenciar no valor dos aluguéis?
A resposta é sim.
Quando ela está alta, os financiamentos e valores de compra aumentam, o que faz o dono do imóvel considerar aumentar o valor cobrado por parte de quem aluga. Além disso, a baixa na vontade de compra aumenta a demanda por apartamentos para alugar em Natal e nas principais capitais do país.

Quando ela está baixa, investidores que costumam comprar imóveis para alugar podem então cobrar aluguéis mais baixos.
Então, saiba que a taxa Selic vai afetar diretamente os valores do mercado de aluguéis. Esperamos que tenha entendido melhor o papel da Selic no mercado imobiliário. Até a próxima!

 

Fonte: FBS Mídia


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo