Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino será comemorada em novembroA semana foi instituída por lei, sancionada pelo Planalto no início de setembro, para ser comemorada em novembro com ações de conscientização da importância da mulher nos negócios |
De todas as pessoas que decidem e abrem um negócio próprio no Brasil, 54,6% são mulheres, segundo dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Global (GEM), que mede o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social no mundo.
Essa leva de empreendedoras, na sua grande maioria, divide com maestria os desafios de administrar, não apenas uma empresa, mas também afazeres domésticos e vida pessoal. Agora, elas terão uma semana inteira dedicada à discussão do tema e conscientização da população acerca da importância da presença do gênero feminino para o fortalecimento da economia e de como o reconhecimento da mulher pode equilibrar as desigualdades de gênero no país, no que se refere a oportunidades no mercado de trabalho, assim como redução dos índices de violência contra a mulher.
O presidente Lula sancionou, no início de setembro, a Lei 14.667, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo, que passa a ser comemorada anualmente em novembro. A legislação determina que o poder público realize ações e campanhas de esclarecimento durante o período, a fim de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras.
A promulgação é resultado do Projeto Lei, que foi aprovado no Congresso Nacional em abril deste ano. "Não nos faltam dados e estudos que comprovam a triste desigualdade de oportunidades de colocação no mercado de trabalho entre homens e mulheres. O empreendedorismo é, assim, uma forma de a mulher lutar por condições mais equânimes, visto que as chances de sucesso, pelo menos em tese, seriam iguais para homens e mulheres empreendedoras", justificou a senadora e relatora do PL, Damares Alves, à Agência Senado.
Para o Sebrae, a instituição oficial da data pode contribuir para ressaltar o papel da mulher empreendedora na sociedade e ampliar a presença delas à frente das empresas.
O Sebrae tem dois grandes momentos do calendário com ações voltadas à valorização da mulher. Em março, no mês da mulher, e em novembro, o dia mundial do empreendedorismo feminino. "O nosso calendário já está organizado para esses momentos. Inclusive, realizamos em novembro a entrega da etapa final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios".
Cerca de 52% da população brasileira é formada por mulheres, mas elas respondem somente por um terço do total das pequenas empresas do Brasil. Do universo de 30 milhões de pequenos empreendimentos do país, apenas 10 milhões são comandados por alguém do gênero feminino. "Ainda podemos aumentar bastante essa participação. Claro, existem os desafios culturais, preconceitos e crenças limitantes, que levam a sociedade a colocar as mulheres nessa posição de desprestígio, mas, com ações como o Sebrae Delas, a gente vai ajudando a mudar", defende Renata Malheiros. Essa também é a opinião da Gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural e Negócios de Impacto do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega.
Mona Nóbrega argumenta que as mulheres ainda estão em menor quantidade em relação ao número de pessoas empregadoras no país e no Rio Grade do Norte, assim como em relação ao volume de faturamento e à taxa de sobrevivência dos empreendimentos comandados no mercado. "Por tudo isso, a gente tem essa obrigação, sim, de fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil. Marcar uma data é mostrar para a sociedade de que essas jornadas são distintas e elas precisam de fato de apoios específicos, entendendo que as mulheres têm muitas tarefas e, empreender é uma delas. Esse empreendimento precisa de uma jornada realmente diferenciada, pensando soluções, modelos de negócios e oportunidades de mercado voltados para o público feminino. Tudo isso são pautas importantes para serem abordadas durante a Semana do Empreendedorismo Feminino. Ganham as mulheres, ganha o Brasil", comemora.
Oportunidades e capacitação
A nova legislação é ainda a oportunidade para realizar uma mobilização nacional em prol do Empreendedorismo Feminino a exemplo de outras iniciativas, como a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) e da Semana Global de Empreendedorismo, que contam com a organização de programações de capacitação gratuitas em todos os estados. O Sistema Sebrae já desenvolvia ações para comemorar o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado no dia 19 de novembro, e com a instituição da data por Lei, a programação será reforçada ao longo de uma semana.
Mona Paula adianta que já está previsto um grande evento em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com foco na liderança de negócios por mulheres, e outra com as associações comerciais para desenvolver a metodologia do projeto Empreender direcionada às mulheres empreendedoras. "A semana vai colocar uma lupa sobre esses grandes desafios e fazer com que, não só o Sebrae, mas todas as instituições que trabalham o empreendedorismo e inovação, desenvolvam esse tema em capacitação para proporcionar uma jornada diferenciada para essas mulheres empreendedoras", conclui a analista técnica do Sebrae-RN.
*Fonte: Sebrae RN

