Bairro do Alecrim ganha unidade da Sala do EmpreendedorA proposta da sala do empreendedor é apoiar e orientar pequenos e médios empreendedores. |
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, inaugurou na manhã desta terça-feira (19), a nova unidade da Sala do Empreendedor, um equipamento voltado ao fomento dos empreendedores locais, que vai funcionar na sede do Centro Municipal de Trabalho e Emprego, no bairro do Alecrim, em uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Sebrae/RN.
A proposta da sala do empreendedor é apoiar e orientar pequenos e médios empreendedores. A espaço conta com atendimento e orientação empresarial, formalização,emissão de boletos, parcelamento de dívida, baixa, alteração e emissão de notas fiscais eletrônicas, além de parceria com todos os serviços financeirospara o Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresade Pequeno Porte (EPP).
A Sala do Empreendedor será um ambiente multifuncional projetado para atender tanto aqueles que vão iniciar seu próprio negócio quanto aqueles que já possuem empreendimentos estabelecidos. O local oferecerá uma ampla gama de serviços e recursos para auxiliar os empreendedores em todas asetapas de suas jornadas empresariais, além disso, a sala contará com o conselho regional de contabilidade uma vez na semana, para tirar dúvidas. Álvaro Dias afirmou que estimular e apoiar os pequenos e microempreendedores é um dos principais objetivos da gestão.
"É fundamentalapoiar a geração de emprego e renda. Hoje é um dia muito feliz para apopulação e os empreendedores da nossa capital. Estamos entregando mais uma opção para o natalense se qualificar e trazerbons frutos do seu próprio negócio", disse Álvaro Dias.De acordo com a titular da Semtas, Ana Valda Galvão, o novo equipamentoirá trazer novas oportunidades de simplificar e desburocratizar os serviços. "Écom muita alegria que entregamos a Sala do Empreendedor, umequipamento que vai proporcionar novas oportunidades para a geração deemprego e renda", afirmou.
Para o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, a Sala do Empreendedorvai proporcionar mais agilidade para quem deseja empreender na cidade:"Gostaria de dizer, que avançou-se muito a questão de geração de empregona capital. Esse projeto, existe em diversos municípios do Rio Grande doNorte. Condições de agilizar o funcionamento e suporte para as pessoasproporcionar a criação de empresas e empreendimentos na capital",destacou.O deputado estadual e ex-secretário da Semtas, Adjuto Dias, tambémprestigiou o evento e destacou a importância que a Sala do Empreendedorterá, para a geração de emprego e renda.
"Essa parceria com o Sebrae, nasceu quando iniciamos com a criação noNatal Partage Shopping, da Loja do Empreendedor Zona Norte. É umaoportunidade de buscar empreender com o suporte necessário e todo apoio.Lembrando que aqui terá toda uma assistência na abertura eacompanhamento de negócios, o que é uma oportunidade de ampliar a ofertade pequenas e médias empresas em Natal"
Reconhecimento
As ações implementadas em Natal pela administração do prefeito Álvaro Diasno campo da desburocratização e no incentivo ao empreendedorismo tiveramo reconhecimento importante de instituições locais e regionais com aconquista do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Governador CortezPereira 2022. Realizado pelo Sebrae-RN em parceria da Assembleia Legislativa do Estadoe a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), o Prêmiodestaca gestores administradores que implantaram projetos com resultadoscomprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios domunicípio.
Zona Norte
Inaugurada em novembro de 2021, a Loja do Empreendor instalada noPartage Norte Shopping, que em pouco tempo se transformou numareferência para quem quer iniciar ou ampliar seu negócio, já conta com quase6 mil atendimentos, na Zona Norte da cidade, que tem o maior número deMicros e Pequenas Empresas, em torno de 22 mil em atividade.A loja oferta diversos serviços para os micros e pequenos empresários,através dos serviços ofertados pela Semurb, Vigilância Sanitária e o próprioSebrae, sob a supervisão da Sempla, objetivando dar suporte técnico a essamodalidade empresarial.

