Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/08/2022 22h31 - Atualizado em 25/08/2022 22h33

Curso do RN Inclusivo incentiva aprimoramento profissional de agricultores rurais no Seridó

De acordo com o diretor da EGRN, professor João Emanuel Evangelista, a ideia é promover conhecimento para que os egressos possam ter capacidade de efetuar os principais tratos culturais.

O Governo do Estado desenvolve desde 2019 o Plano RN Inclusivo, cuja principal finalidade é promover qualificação profissional, melhoria da gestão pública e consolidação da cidadania em todas as regiões do território norte-rio-grandense. A partir de acordos de cooperação firmados com as prefeituras, o Executivo vem realizando uma série de atividades voltadas para cumprir esse objetivo.

Por meio da Escola de Governo (EGRN), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), munícipes são capacitados em diversas áreas. Nesta semana, a instituição está promovendo em Currais Novos, no Seridó, o curso "Fruticultura Agroecológica", que tem como intuito instruir os participantes sobre a produção das principais frutíferas exploradas na região, para fins de implantação e condução de pomar comercial ou prestação de assistência técnica a produtores locais. Cerca de 30 agricultores e trabalhadores rurais participam da capacitação, realizada em parceria com a Prefeitura do Município e com a Emater/RN.

De acordo com o diretor da EGRN, professor João Emanuel Evangelista, a ideia é promover conhecimento para que os egressos possam ter capacidade de efetuar os principais tratos culturais dentro da área de fruticultura. "É uma oportunidade de alavancar a produção das frutíferas, tão importante para a economia, não só do interior, como também de todo o Rio Grande do Norte. O RN Inclusivo vem para fortalecer as relações entre Estado e municípios, além de, através das capacitações que a Escola de Governo oferece, ampliar o aperfeiçoamento profissional direcionado como instrumento de promoção institucional para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária".

O diretor-geral da Emater, César Oliveira, destacou também a importância da parceria entre os órgãos, de maneira a traçar e viabilizar estratégias de desenvolvimento na área rural do Rio Grande do Norte, com recorte especial para o Seridó. "Esse curso vai permitir aos agricultores conhecerem tecnologias voltadas para o processo de produção de mudas de frutas e, especialmente, a produção de frutas saudáveis, sem veneno", pontuou.

João Evangelista disse ainda que a capacitação é resultado das próprias demandas da região. No último ano, a EGRN promoveu fóruns realizados virtualmente para os municípios signatários do Plano RN Inclusivo, visando conhecer de agentes públicos, líderes comunitários e representantes de associações quais cursos poderiam ser realizados e de que forma estes beneficiariam as comunidades. "A capacitação sobre Fruticultura Agroecológica é só um de muitos outros cursos que ainda promoveremos por todo o Estado, a fim de potencializar as capacidades técnicas dos profissionais e melhorar a qualidade de vida dos potiguares.

O secretário de Agricultura de Currais Novos, Lucas Galvão, ressaltou a importância do curso, não só no que diz respeito ao conhecimento, mas também como forma de prospectar uma renda aditiva para as famílias do campo. "Esse curso é uma grande oportunidade para os agricultores e produtores do Seridó, tanto no aspecto de geração de renda, como principalmente na qualidade de vida, com as técnicas da agroecológica que serão implantadas, além da perspectiva da recuperação da fruticultura devastada pela ação da estiagem.

A abertura do curso contou com a participação dos já citados, além do coordenador de Agricultura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Currais Novos, Nilton Oliveira; da gestora regional da Emater do município, Ana Maria Cordeiro Alves; da engenheira agrônoma, doutora em Fitotecnia e servidora da Emater, Fernanda Aspazia Rodrigues de Araújo, que foi responsável por ministrar as aulas; e do técnico da EGRN, Ricardo Amaral, entre outros.

RN Inclusivo

Lançado em julho de 2019, o Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social é composto por diversos programas institucionais, contemplando ações de capacitação, treinamentos, transferências de tecnologias e colaborações técnicas. Tem como finalidade ampliar o aperfeiçoamento profissional e a consciência social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.

Os municípios que já aderiram ao RN Inclusivo são: Acari, Água Nova, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Arez, Assú, Baraúna, Bodó, Canguaretama, Carnaubais, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Frutuoso Gomes, Goianinha, Grossos, Guamaré, Itajá, Japi, Jucurutu, Jundiá, Lagoa Nova, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Monte das Gameleiras, Olho D'água dos Borges, Paraná, Paraú, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Bento do Norte, São Fernando, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, São Vicente, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Umarizal e Viçosa.

 

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo