Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

19/07/2022 17h15

Hospital Maternidade Araken Pinto registra primeiros nascimentos

O local está em plena atividade e conta com 63 leitos, UTI com nove leitos, três salas de cirurgia ereferência na assistência humanizada ao parto.

O mais novo equipamento público da rede pública municipal de saúdede Natal entrou em funcionamento. O Hospital Maternidade ArakenIrerê Pinto registrou os primeiros nascimentos nesta segunda-feira (18).

A pequena Ana Júlia veio ao mundo às 12h35, de parto natural, para aalegria e emoção dos pais Alcione e Lindberg Lopes. A criança estreou osserviços de parto do moderno e estruturado prédio entregue na sexta-feira passada (15) pelo prefeito Álvaro Dias, marcando a ampliação daassistência materno-infantil na cidade. O local está em plena atividade e conta com 63 leitos, UTI com nove leitos, três salas de cirurgia ereferência na assistência humanizada ao parto.

"Saudamos com muita alegria o nascimento de Ana Júlia. Esse é ummomento especial para a nossa gestão. Ela e seus pais tiveram àdisposição um serviço de excelência do momento em que deramentrada no Hospital Maternidade até a receberem nos braços. Quandotransferimos os serviços para este prédio, o objetivo era melhorar oatendimento, prestar uma assistência diferenciada e de alto nível tantopara as mães quanto para os bebês. Temos uma equipe de profissionaisatuando de forma multidisciplinar e muito competente", destaca oprefeito Álvaro Dias.

Se Ana Júlia foi a primeira criança a nascer, a bebê Emma, que veio à luzainda nas antigas instalações da maternidade, foi transferida para onovo prédio. A mãe Luciana e o pai Ricardo Câmara não esconderam asatisfação com o atendimento recebido. "Fomos muito bem acolhidos erecebidos. Não nos faltou nada e todos fizeram questão de tornar estemomento especial", disse o pai. Já a mamãe, não queria desgrudar dafilha e estava se adaptando à nova realidade. "Aqui Emma só mama edorme. Estou muito feliz", contou a mãe. No quarto ao lado, ReginaBarbosa de Souza, mãe de Dafne Vitória, necessitou ficar mais tempohospitalizada por conta de uma cesárea de emergência. Ela contou quenão vê a hora de receber alta. "Felizmente, já estou melhor", contou.

A movimentação no primeiro dia de funcionamento estava concentradana área ambulatorial, localizada no andar térreo. Lá, foram instaladosoito leitos de pronto atendimento obstétrico e dois consultórios, umasala de pré-parto e parto, um leito de estabilização e salas para ultrasonografia e cardiotocografia. Rafaela Aline Silva foi assistida no local ao
sentir um desconforto e dores abdominais. Grávida de sete meses, estáansiosa pela chegada de Ana Cecília. "Felizmente está tudo bem commeu bebê e posso ir para casa tranquila", pontuou, aliviada.O Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto conta com 25 leitos deenfermaria pós-parto para tratamento clínico da gestante e quatro leitosde clínica cirúrgica no primeiro andar, além de 16 leitos de enfermariapré e pós-parto, cinco suítes pré-parto (humanizado), cinco salas pré epós-parto, quatro leitos de recuperação pós anestésica e três salas decirurgia no segundo andar. No quadro de funcionários, são 600profissionais envolvidos diariamente na unidade. Os bebês recebem altaapós 48 horas do parto e saem com a vacina exclusiva com osimunobiológicos da primeira infância, como a BCG (tuberculose) eHepatite B.

Com a reorganização dos serviços, o atendimento ficará concentrado nasnovas instalações do HMAIP, na Rua Joaquim Manoel, em Petrópolis."Tivemos um dia movimentado, mas já estamos em plenofuncionamento", informou a diretora Administrativa Aloma Fonseca.Para quem for ao antigo endereço, ela disse que uma equipe está nolocal para passar as devidas informações. Segundo a gestora, os serviçosofertados pelo Hospital Maternidade terão demanda aberta para todasas gestantes em trabalho de parto ou com alguma emergência. "Apesardo pré-natal ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, aqui temosmédicos para o atendimento ambulatorial na hora em que a gestantesentir algum risco".

O secretário municipal de saúde, George Antunes, destaca ainda oreforço que a Prefeitura de Natal está realizando no atendimentopediátrico na rede pública municipal de Saúde. O Hospital Municipal Dr.Nivaldo Sereno Júnior, localizado na Rua Jaguarari, funciona com 35leitos, sendo cinco deles exclusivos em saúde mental infanto-juvenil. Jápara atendimento urgência e emergência, a Secretaria Municipal deSaúde (SMS) conta com seis locais para atendimento de urgência eemergência infantil nas quatro Unidades de Prontoatendimento(Pajuçara, Cidade da Esperança, Potengi e Satélite); Hospital dosPescadores e a Unidade Mista de Mãe Luiza. Todos os locais dispõem deatendimento pediátrico 24 horas por dia.    


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo