Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/04/2020 10h23

Modelo de isolamento social inteligente é debatido por classes sindicais

Proposta é vista como alternativa para minimizar as perdas econômicas em meio à pandemia do novo coronavírus. Análise municipal pode ajudar governo do RN

A crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que provocou a redução de postos de trabalho em diversos setores da economia primária, como as áreas da indústria e do agronegócio, até a área informal com os trabalhadores autônomos e MEI's, pode ter como saída um modelo de isolamento social inteligente. A proposta idealizada por classes sindicais do RN é uma alternativa para diminuir o prejuízo financeiro, com uma abordagem municipal para tornar mais flexível o retorno de atividades econômicas não essenciais, juntamente com os relatórios do governo estadual.

De acordo com o auditor fiscal e integrante do Movimento 65, Fernando Freitas, o modelo proposto tem como base uma análise municipal com os dados clínicos para os atendimentos pelo COVID-19.

"Estamos debatendo com o setor produtivo uma nova proposta de isolamento social inteligente, que leve em consideração as estatísticas de cada município em cima do número e velocidade de contágio, de adoecimento, de ofertas e demandas de atendimento clínico, internações clínicas, e de CTI/UTI. Com este modelo matemático definido, o governo terá condições de flexibilizar para o retorno total ou parcial de atividades econômicas não essenciais, que deverão garantir itens essenciais para o retorno das empresas como também do fluxo de consumidores", explicou Fernando.

Para que o novo modelo de isolamento social seja colocado em prática, algumas medidas para a saúde coletiva devem ser aplicadas, como a reorganização dos horários de funcionamento do comércio, conforme os segmentos à população.

"Na proposta, é preciso reorganizar a jornada de trabalho corrida para cinco horas, com períodos distintos de funcionamento por segmentos e atividades econômicas. Outros itens necessários são a garantia da higienização total com disponibilidade de álcool gel e lavatórios; a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) para todos os colaboradores e clientes; e obedecer ao distanciamento mínimo de 2 metros entre colaboradores e clientes", completou.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo