Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

22/08/2016 08h50

Proposta do Simples Internacional deve estar pronta até o final do mês

A ideia do projeto passa pelas simplificações de tarifas e de procedimentos burocráticos, logísticos e de meios de pagamento.

A proposta de criação do Simples Internacional - programa que visa desburocratizar e facilitar as exportações - deverá ficar pronta até o fim do mês. Um grupo de trabalho formado por técnicos já se reuniu e está formulando a proposta, que deverá beneficiar as empresas de pequeno porte que têm intenção de entrar no mercado internacional.

Entre as metas estipuladas para a formatação do projeto de criação do Simples Internacional estão as simplificações de tarifas e de procedimentos burocráticos, logísticos e de meios de pagamento. O projeto pretende também possibilitar a criação de um ambiente Business to Business entre as empresas brasileiras e dos países parceiros.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, além de aumentar o número de micro e pequenas empresas exportadoras, o Simples Internacional pretende reduzir os custos e o tempo de operações das relações bilaterais. "Um dos nossos grandes desafios será romper as barreiras aduaneiras. Hoje sabemos que vender pela web é fácil. O problema é conseguir entregar", declarou.

De acordo com o presidente do Sebrae, a ideia é que o primeiro país parceiro a adotar o Simples Internacional seja a Argentina. "Sempre imaginei que a Argentina seria um bom parceiro para começar. Seja pelo porte, excelente mercado, boa estrutura empresarial ou pela proximidade", destacou.

Além do Sebrae, compõem o grupo de trabalho que irá propor o texto do projeto de criação do Simples Internacional os ministérios das Relações Exteriores e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o Banco Central, a Apex-Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

*Fonte: Sebrae RN

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo