Especialistas apontam saídas para varejo vender mais e melhorEntre as recomendações dos especialistas estão apresentar soluções para os problemas das pessoas e inovar. |
Se fosse preciso resumir as recomendações de especialistas para empresários do varejo passarem por esse cenário de crise sem abalar as estruturas do negócio, dois conselhos não podem estar fora da lista. Apresentar soluções para os problemas das pessoas e inovar, fazendo a mesma coisa, mas, de forma diferente. Essa é a visão respectivamente dos palestrantes Fred Rocha e João Kepler, as atrações do primeiro dia do Varejo Show, um seminário voltado para empreendedores do segmento varejista realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Natal e com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte. O evento está sendo realizado no auditório do Sebrae até esta quarta-feira (13) e está sendo transmitido para Mossoró e Nova Cruz.
"É preciso pensar além do óbvio, ser visionário, olhar além do tempo. Pessoas e negócios com atitudes similares obtêm resultados semelhantes. Por isso é importante se reinventar e inovar", afirma João Kepler durante a ‘Reinventando e Inovando em Vendas', proferida na noite da terça-feira (12). Para ele, é preciso ter novas perspectivas, do ponto de vista de fazer negócios, já que não as mudanças não são apenas tecnológicas, mas, principalmente, sociais. "É possível inovar nas pequenas coisas, mas inovação não dura para sempre. Tem que mudar e pensar diferente o tempo todo. Fazer o que ninguém faz".
Especialista em ecommerce, marketing, empreendedorismo e vendas, além de autor de quatro livros, entre eles ‘Educando Filhos para Empreender', João Kepler recomenda que o empresário que deseja ampliar vendas passe a ouvir mais o cliente e mudar sempre a forma de vender e atender aos consumidores. Segundo ele, existem soluções digitais gratuitas que facilitam a vida do varejista. Um desses serviços é o www.meuatendimento.com.br, indicado para controlar vendas perdidas e revertê-las. Outro seria o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que coloca a empresa em primeiro lugar nas buscas feitas na área de abrangência do negócio. "Inovar é fazer a mesma coisa de forma diferente", resume.
Crise
Já Fred Rocha acredita que o mercado vive um novo cenário de consumo, que está baseada na resolução de problemas vividos pelos consumidores, que não buscam meramente preço, mas outros aspectos intangíveis, como praticidade e comodidade. "Não estamos nos reposicionando para atender a esse novo consumidor. Só se ganha dinheiro resolvendo problemas das pessoas. Se interesse pelos problemas dos seus clientes que naturalmente eles se interessarão pelo seu negócio", ensina.
Sobre a crise, Fred Rocha alerta: esse é o período em que os investimentos não podem diminuir. "É preciso cortar custos, não investimentos. Quando você está com um barco numa correnteza, se você desligar o motor, será arrastado. Se quer mesmo fazer cortes, deixe o carro em casa e ande de ônibus. Carro é custo. Mas não deixe de investir na sua empresa". Ele também dá outro conselho: "É preciso fazer negócio não para ganhar dinheiro, porque isso é consequência, mas para resolver os problemas dos outros".
Cerca de 120 pessoas participaram da primeira noite do evento em Natal. Mas as palestras também foram assistidas por empresários do interior do estado. O evento foi transmitido para 68 pessoas em Mossoró e 38 em Nova Cruz. "É um projeto importante porque todos estão querendo vender mais e ganhar mercado. E isso só se conquista com conhecimento. O evento vem ajudá-los a tomar decisões nesse mar turvo", destacou o diretor de Operações do Sebrae-RN, Eduardo Viana.
O Varejo Show reúne quatro palestrantes - Fred Rocha, João Kepler, Fred Alecrim e Caio Camargo - para abordar temas direcionados ao comércio varejista. O evento prossegue nesta quarta-feira com as palestra do potiguar Fred Alecrim e Caio Camargo, que é considerado um dos maiores especialistas em varejo no Brasil com mais de 17 anos de experiência nessa área.
Fonte: Agência Sebrae

