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13/04/2016 09h23 - Atualizado em 13/04/2016 09h32

Varejo potiguar amarga queda de 7,8% em fevereiro e retração no bimestre já passa dos 10%

A retração acumulada já é quase o dobro dos 5,9% de queda registrados em 2015

O varejo potiguar segue emplacando recordes negativos. De acordo com os dados do IBGE divulgados nesta terça-feira, 12, as vendas relativas ao mês de fevereiro registraram queda de 7,8% no chamado “Comércio Varejista Ampliado” – sempre na comparação com o mesmo mês de 2015. É o pior desempenho para o mês da série histórica, iniciada em 2005. A queda é 2,3 pontos percentuais maior que aquela registrada em fevereiro de 2015.

A retração acumulada pelo varejo norte-rio-grandense no primeiro bimestre de 2016 já é de 10,3%, quase o dobro dos 5,9% de queda registrados em 2015. O tombo das vendas potiguares, desta vez, ficou acima da retração média nacional (que foi de - 5,6% no mês) e também foi maior do que em outros estados nordestinos como Paraíba (-4,4%), Ceará (-7%) e Bahia (-7,2%).

Houve queda nas vendas de praticamente todos os segmentos do varejo, com uma única exceção: Produtos Farmacêuticos e de Perfumaria, setor que emplacou alta de 6,2% no mês. As maiores quedas foram verificadas nos segmentos de Artigos para escritório e informática (- 17,3%), Livros, jornais e revistas (-16,3%), Eletrodomésticos (-13,7%) e Materiais de construção (-11,1%).

“A comparação que nos parece mais justa é esta, de confrontar um mês com o mesmo mês do ano anterior. Esta nova queda, a oitava seguida que registramos desde junho do ano passado, volta a ratificar nossas preocupações com relação ao futuro do setor de Comércio potiguar, que é um dos pilares da nossa economia. O cenário de desemprego em alta (acima de 12% no RN, com 187 mil norte-riograndenses sem emprego), aumento da inadimplência (44,4% das famílias têm dívidas com mais de 90 dias de atraso) e juros nas alturas (taxa média mensal ao consumidor na casa dos 7,9%) é uma combinação explosiva. Precisamos, urgentemente, sentar com os Poderes Públicos e traçar uma estratégia de estímulo ao nosso setor, sob pena de entrarmos num quadro recessivo potencialmente irreversível”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN, Marcelo Queiroz.

 QUADRO COMPLEMENTARES

 

SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: PMC - Fevereiro 2016

ATIVIDADES

MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR

ACUMULADO

Taxa de Variação (%)

Taxa de Variação (%)

DEZ

JAN

FEV

NO ANO

12 MESES

1 - Combustíveis e lubrificantes

-9,8

-13,8

-4,1

-9,2

-6,8

2 - Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo

-3,7

-5,8

-1,4

-3,7

-3,0

2.1 - Super e hipermercados

-3,9

-5,8

-1,4

-3,7

-3,1

3 - Tecidos, vest. e calçados

-9,7

-12,9

-10,8

-12,0

-9,7

4 - Móveis e eletrodomésticos

-18,9

-24,7

-10,9

-18,7

-16,0

4.1 – Móveis

-22,3

-4,8

-5,3

-5,0

-15,7

4.2 - Eletrodomésticos

-17,4

-32,6

-13,7

-24,7

-16,2

5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria

3,1

-0,2

6,2

2,8

2,9

6 - Livros, jornais, rev. e papelaria

-15,0

-13,0

-16,3

-14,4

-12,3

7 - Equip. e mat. para escritório informatica e comunicação

-15,9

-24,9

-17,3

-21,2

-7,5

8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico

-7,9

-14,8

-11,4

-13,2

-3,9

9 - Veículos e motos, partes e peças

-20,0

-21,3

-6,6

-14,7

-17,0

10- Material de Construção

-12,5

-18,0

-11,1

-14,8

-9,5

 

EVOLUÇÃO VENDAS DESDE 2011 NO RN

Comércio Varejista Ampliado – Fonte IBGE

 

Mês

2011

2012

2013

2014

2015

2016

 

Janeiro

14,60%

2,80%

7,60%

6,60%

1,90%

-12,4%

 

Fevereiro

13,40%

-1,00%

6,20%

10,20%

-5,50%

-7,80%

 

Março

-9,40%

7,40%

13,20%

-5,20%

7,10%

 

 

Abril

7,80%

1,40%

16,80%

4,40%

-5,90%

 

 

Maio

11,10%

6,90%

10,30%

4,90%

-9,40%

 

 

Junho

7,80%

13,60%

2,10%

-1,70%

1,20%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEMESTRE

7,55%

5,18%

9,37%

3,20%

-1,90%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Julho

6,20%

9,40%

10,10%

-1,80%

 -3,40%

 

 

Agosto

9,60%

11,50%

6,30%

-3,60%

 -5,50%

 

 

Setembro

3,70%

5,80%

11,20%

3,10%

-11,1% 

 

 

Outubro

-0,10%

14,60%

7,30%

2,20%

-9,4% 

 

 

Novembro

1,90%

9,90%

10,00%

5,00%

-12,3% 

 

 

Dezembro

4,00%

7,50%

5,90%

2,70%

-14% 

 

 

NO ANO

5,50%

7,60%

8,80%

2,20%

-5,90%

-10,3%

 

Acumulado até fevereiro 2015: -1,8%

Acumulado até fevereiro 2016: -10.3%

 

Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado (1), por Unidade da Federação - fevereiro 2016

Unidade da Federação

Variação

Mensal (3)

Acumulada (4)

dez/15

jan/16

fev/16

No ano

12 Meses

Brasil

-11,0

-14,1

-5,6

-10,1

-9,1

Rondônia

-13,3

-6,2

5,6

-0,7

-10,0

Acre

-20,1

-10,0

-6,2

-8,2

-11,3

Amazonas

-14,7

-15,6

-11,6

-13,8

-11,9

Roraima

-9,1

-7,4

2,2

-2,9

-1,9

Pará

-12,0

-13,9

-5,8

-10,1

-7,7

Amapá

-20,7

-23,4

-18,6

-21,2

-16,7

Tocantins

-17,1

-15,0

-8,6

-12,0

-15,6

Maranhão

-17,2

-19,7

-12,9

-16,6

-13,2

Piaui

-11,8

-10,6

-4,8

-7,9

-9,2

Ceará

-13,2

-16,5

-7,0

-12,2

-9,5

Rio G. do Norte

-14,0

-12,4

-7,8

-10,3

-7,3

Paraíba

-15,3

-12,1

-4,4

-8,6

-14,6

Pernambuco

-17,8

-17,7

-12,7

-15,4

-12,5

Alagoas

-15,9

-16,0

-8,0

-12,4

-12,0

Sergipe

-21,1

-17,5

-14,6

-16,2

-10,6

Bahia

-14,4

-16,2

-7,2

-12,1

-10,0

Minas Gerais

-3,4

-8,6

0,9

-4,2

-6,3

Espírito Santo

-17,3

-24,5

-13,6

-19,7

-18,2

Rio de Janeiro

-13,8

-18,2

-9,4

-14,2

-9,8

São Paulo

-4,9

-9,2

-2,4

-6,0

-5,3

Paraná

-12,4

-17,4

-3,5

-11,1

-9,9

Santa Catarina

-16,2

-19,0

-8,4

-14,2

-11,5

Rio Grande do Sul

-17,4

-16,4

-6,7

-12,0

-13,4

Mato Grosso do Sul

-10,5

-12,1

-4,7

-8,6

-7,1

Mato Grosso

-13,1

-14,7

-5,1

-10,2

-12,0

Goiás

-17,7

-21,8

-11,2

-17,0

-16,0

Distrito Federal

-17,2

-17,4

-10,2

-14,1

-12,6

 

 

Fonte: Fecomércio RN


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