Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/03/2016 11h05

Operadoras ganham prêmio global por projeto de compartilhamento de redes

Glomo Awards 2016 reconheceu pioneirismo de rede compartilhada responsável por prover banda larga a mais de 82 milhões de pessoas no Brasil.

As operadoras TIM, Oi e a consultoria Accenture são as vencedoras do Glomo Awards 2016 na categoria Best Mobile Technology - Broadband for all: Outstanding LTE contribution. O prêmio, entregue no Mobile World Congress, em Barcelona, reconheceu o primeiro projeto de compartilhamento de rede na oferta de serviço banda larga em 4G do Brasil, considerado um dos maiores desse tipo no mundo e responsável por levar internet móvel de quarta geração a mais de 82 milhões de cidadãos.

"A iniciativa é essencial para o desenvolvimento das telecomunicações no país. O compartilhamento de infraestrutura promove maior eficiência no uso da radiofrequência, reduz impactos urbanos e consumo de energia. A construção conjunta aumenta a velocidade de implantação das redes e promove economia de recursos financeiros, que podem ser revertidos para outros projetos, mostrando que a economia do compartilhamento também funciona no setor de infraestrutura", Rodrigo Abreu, presidente TIM Brasil.
O projeto possui atualmente cerca de 4.700 sites compartilhados ativos, com um serviço comercial em 109 cidades, beneficiando aproximadamente 40% da população urbana do Brasil. "O acordo beneficia a sociedade, porque promove uma utilização mais eficiente de recursos, como frequência de rádio, reduz impactos urbanos e consumo de energia, sem prejudicar o consumidor, e maximiza o uso de tecnologias desenvolvidas pelas operadoras de telecom", disse Bayard Gontijo, CEO da Oi. "Soluções sustentáveis como essa são importantes em um país como o Brasil, com suas dimensões continentais".

Cada empresa envolvida foi responsável pela construção e pela implantação da infraestrutura, bem como por sua operação, em uma determinada área geográfica.

O acordo demandou da Oi e da TIM a criação de uma unidade de planejamento conjunta, entidade independente capaz de executar uma rede compartilhada 4G. Ao mesmo tempo, as duas operadoras mantiveram as equipes separadas para gerir questões regulatórias e de consumo. A Accenture foi a responsável por gerenciar as complexas atividades de planejamento e operações entre as duas empresas de telecomunicações.

"Os principais objetivos do acordo são fornecer rapidamente e com alta qualidade uma rede 4G em um modelo económico, bem como estender a cobertura a 100% das cidades com uma população de mais de 30.000 pessoas até 2017", disse Saulo Bonizatto, diretor de Comunicação, Mídia e Tecnologia da Accenture para a América Latina. "Ser nomeado como vencedor nessa categoria é uma conquista significativa para nós e mostra a nossa capacidade de produzir com eficiência programas inovadores para nossos clientes. Esperamos ver mais empresas de telecomunicações adotarem esse modelo de partilha", complementou.


Sobre a TIM

A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago. A companhia tem como missão conectar a sociedade e cuidar de cada cliente para que todos possam fazer mais, potencializando a vida dos usuários por meio dos seus serviços de comunicação. Para isso, além de focar na inovação e acessibilidade, a TIM prioriza a qualidade da sua rede e atendimento. Uma prova desse compromisso é o investimento de R$ 14 bilhões destinados para a operação brasileira no triênio que vai até 2017.

A transparência também é um pilar da operadora. A TIM é a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Vale ressaltar também as iniciativas do Instituto TIM (www.institutotim.org.br), que buscam criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação no Brasil.
Para mais informações, acesse www.tim.com.br, www.twitter.com/timbrasil ouwww.facebook.com/timbrasil.


Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.

Em setembro de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 72 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 47 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17 milhões no segmento Residencial e 8 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 2 milhões de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.

A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo