Primeiro final de semana do Hospital Municipal de Natal foi considerado tranquiloOs atendimentos à população começaram a ser feitos na sexta-feira (18), a partir das 19 horas, com serviços de atendimento de urgência de pediatria |
O primeiro final de semana de funcionamento do Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo foi considerado tranquilo. Nas primeiras 48 horas de abertura do Hospital foram realizados 146 atendimentos no pronto socorro infantil. O Hospital Municipal de Natal fica localizado na Rua Coronel Joaquim Manoel, 654, em Petrópolis, no prédio onde funcionava o antigo Hospital Médico Cirúrgico.
Os atendimentos à população começaram a ser feitos na sexta-feira (18), a partir das 19 horas, com serviços de atendimento de urgência de pediatria. Durante esta semana, o Hospital deve começar atender o atendimento de urgência adulto, quando os pacientes, equipamentos e profissionais que estão no Hospital dos Pescadores serão transferidos para o Hospital Municipal de Natal. Os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva também deverão ser abertos esta semana.
A primeira paciente atendida no Hospital foi a pequena Maysa Jollie, de dez meses. Ela foi acompanhada dos pais, que moram no bairro de Santos Reis, elogiaram bastante a estrutura do novo hospital. "Isso aqui parece hospital particular. Bom saber que a Prefeitura está investindo em uma estrutura de qualidade para atender a população mais carente da cidade. Aqui conseguimos, apesar da doença, esquecer que estamos em um ambiente hospitalar. A prefeitura está de parabéns por esse serviço", afirma Cristina Silva, mãe de Maysa.
Já as cirurgias ortopédicas começarão a ser realizadas no mês de fevereiro. A expectativa é de que, somente nessa especialidade, sejam feitas de 150 a 200 intervenções cirúrgicas mensalmente. Ainda serão realizados procedimentos eletivos nas áreas de cirurgia geral e urologia.
O Hospital Municipal Newton Azevedo concentrará os atendimentos que eram realizados no Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e o Hospital dos Pescadores. Aproximadamente, 340 funcionários foram deslocados para a unidade, sendo uma parte deles transferido do Sandra Celeste e a outra, do Hospital dos Pescadores. Os demais servidores do novo Hospital foram convocados em processo seletivo.
Em termos de estrutura, a nova unidade hospitalar dispõe de recepção, sala de atendimento, salas administrativas, sala de reanimação, três salas no bloco cirúrgico, sala de Raios-X, central de esterilização, subestação de energia com grupo gerador, espaço para o serviço de Nutrição e Dietética, refeitório, farmácia, necrotério, laboratório, almoxarifado e, ainda, dos espaços para os prontos atendimentos de urgência e emergência. No primeiro e no segundo andar, funcionarão as emergências infantis e adultas, além de setores de internamento.
Fonte: Prefeitura do Natal

