Seminário debate desafio e oportunidade da Educação Profissional no RNOutros cinco centros de educação profissional estão em fase de conclusão e devem ser entregues em 2016 |
Os desafios e as oportunidades da educação profissional no Estado estiveram em debate nesta sexta-feira, 11, no auditório da Casa da Indústria. O tema foi discutido no 1º Seminário de Educação Profissional do RN, que durante três dias reúne educadores, gestores, empresários e demais interessados nos assuntos que envolvem a formação para o mundo do trabalho.
O secretário de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, destacou as metas para ampliação do ensino profissionalizante na rede estadual. Ele disse que atualmente há duas escolas estaduais, que são de responsabilidade da Secretaria, dedicadas exclusivamente à formação profissional.
Outros cinco centros de educação profissional estão em fase de conclusão e devem ser entregues em 2016, nos municípios de Parnamirim, Natal, Alto do Rodrigues, Mossoró e São Gonçalo do Amarante. Ainda há dois em licitação e outros serão contratados. A meta, informou o secretário, é que o Estado tenha pelo menos 10 destes centros para ampliar as escolas dedicadas à formação profissional e os recursos estão assegurados por intermédio de convênio com o Governo Federal.
O professor do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) Otávio Augusto de Araújo Tavares, que coordena o Pronac (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no Estado, destacou que os projetos e planos que estão em andamento apresentam uma série de oportunidades para o ensino profissionalizante.
Durante o debate mediado pela diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo, Otávio Augusto destacou que é importante aproveitar esses programas para a ampliação da formação de trabalhadores de acordo com as demandas dos arranjos produtivos locais que tenham potencial no Rio Grande do Norte.
Ao mediar o debate, Roseanne Azevedo aproveitou para agradecer as instituições que, em conjunto com o SENAI-RN, realizam o Seminário, como a Secretaria de Educação, ao Senac, Sebrae, IFRN, UnP, Senar e Sest-Senat.
O Seminário prossegue na tarde desta sexta-feira com debates sobre “As perspectivas na educação profissional à luz do Plano Nacional de Educação”. O último debate do evento será, a partir das 16h30, sobre “Docência no Século XXI: Transição saberes e valores”.
Fonte: Fiern

