Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/11/2015 15h57

Encontro discute Rotas de Integração no Rio Grande do Norte

O objetivo do programa é promover a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento

O governo do estado, por meio da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN/RN), em parceria com o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos (NEAALP) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), reuniu na manhã desta sexta-feira (20) diversas instituições para debater as oportunidades de fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL) e apresentar o projeto de Rotas de Integração Nacional, idealizado pelo Ministério da Integração Nacional.

O projeto Rotas de Integração Nacional, com foco no Nordeste, foi apresentado pelo professor Dr. Paulo Cavalcanti Filho, que faz parte da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (Redesist). O objetivo do programa é promover a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.

As rotas serão constituídas a partir da relação entre produtores, empresas e investidores, para que possam discutir os problemas da região e pensar soluções para o desenvolvimento econômico de sua rota. Entre as rotas existentes e nas quais o RN pode se inserir estão a Rota do Peixe, a Rota da Fruta e a Rota do Mel.

Para o diretor-presidente da AGN Murilo Diniz essa é uma oportunidade para a região nordeste se fortalecer no cenário nacional. "Os estados da nossa região tem necessidades semelhantes, então é importante que unam forças para que tenham representatividade e voz junto às grandes economias do sul e sudeste", pontuou.

O encontro reuniu representantes de mais de 15 instituições como UFRN, UFERSA, FUNCERN, BNB, Banco do Brasil, Sebrae, Fecomércio, INCRA, Caixa Econômica e IFRN, que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento econômico do estado e desenvolvem projetos para beneficiar os pequenos produtores do Rio Grande Norte, numa tentativa de pensar de forma articulada maneiras de empoderar economicamente o estado.

Outros projetos discutidos durante a reunião foram o RN Sustentável/Cadeias Produtivas - do Governo do Estado - e projetos do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (PROCOMPI).

 

Fonte: Governo do RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo