Empresas fazem negócios na área de petróleo e energiaMais de 30 empresas participam da primeira etapa das Rodadas de Negócios de Energia, em Mossoró. Nesta quarta-feira (4), a aproximação ocorre na capital. |
Empresas do setor de petróleo e gás têm oportunidade de fazer mais negócios e fechar novas parcerias com as Rodadas de Negócios de Energia, cuja primeira versão ocorreu nesta segunda-feira (3), em Mossoró. Mais de 30 empresas ofertantes participaram do encontro promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A rodada é considerada a modalidade mais eficiente de aproximar pequenos negócios de grandes organizações. Nesta terça-feira (4), a Rodada de Negócios de Energia será realizada em Natal, na sede da Instituição.
De acordo com o consultor de Petróleo e Energias do Sebrae, Nicolás Honorato, a primeira etapa da Rodada de Negócios de Energias superou a expectativa, em relação ao número de empresas ofertantes presentes. “Hoje já tivemos um número bem maior de empresas fornecedoras do que havíamos previsto. As rodadas são uma oportunidade interessante para empresas independentes apresentarem demandas que não são muito conhecidas”.
Para Nicólas Honorato, a maior vantagem das Rodadas de Negócios é a ampliação da rede de contatos, já que geralmente, os negócios são fechados a médio e longo prazo, a partir dos encontros realizados nas rodadas. “Este é sem dúvida o melhor método de empresas pequenas entrarem em contato com grandes organizações. E mesmo nesse momento em que o segmento do petróleo está em baixa, é possível perceber que ainda tem muitos negócios a se realizar. Lembrando que amanhã teremos em Natal a presença de empresas do segmento de Energia Eólica, que é um mercado em ascensão”.
Com doze anos de atuação no mercado, a Veneza Locações, era uma das empresas fornecedoras presentes na Rodada de Negócios, representada pelo gestor empresarial, Rossini Arruda. Ele afirma que sempre faz questão de participar de momentos como esse, e que a expectativa era a melhor possível. “O associativismo e o cooperativismo são fundamentais para enfrentarmos o momento atual vivenciado pelo segmento, sem união e sem esforços em conjunto, a gente não consegue superar as dificuldades, e a parceria do Sebrae tem sido essencial no fomento das micro e pequenas empresas”
Para o gestor empresarial, as rodadas de negócios são importantes não só pelo contato com as grandes empresas, mas por possibilitar a troca de informações com as demais empresas fornecedoras. “Essa possibilidade de conhecer o mercado, as concorrentes e até mesmo de fazer negócios também com outras empresas ofertantes eleva ainda mais o potencial das rodadas. Estamos bem animados com esse momento, e vamos participar também da Rodada de Negócios que acontece amanhã em Natal”.
A Rodada de Negócios reúne além de empresas fornecedoras de produtos, serviços relacionados ao segmento, como assessoria jurídica especializada no atendimento empresarial, como o escritório de advocacia Costa Barros Advogados. “As rodadas de negócios são o evento mais efetivo em relação ao impulsionamento do setor. Nosso escritório sempre participa, e acredito que esse modelo de programação deveria acontecer periodicamente, pelo menos, uma vez no ano”, enfatiza o advogado Costa Barros.
Representando uma das empresas âncoras, presentes na rodada de negócios, o supervisor de produção da Sonangol, Assilon Pereira Lopes, afirma que a grande importância desse tipo de evento é abrir o leque de empresas fornecedoras atuantes no mercado. “Muitas vezes ficamos restritos a um grupo pequeno de fornecedores, e as Rodadas de Negócios nos apresentam novas possibilidades, dentro do mercado em que atuamos”.
O gestor do projeto de Petróleo e Gás, do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, Robson Matos, lembra que as Rodadas de Negócios estão sendo realizadas pelo Sebrae em parceria com a RedePetro, com o objetivo de criar oportunidades para que as empresas negociem seus produtos e serviços e iniciem novos negócios. “Ampliar a rede de contados, analisar o mercado e conhecer suas necessidades, são alguns dos interesses das empresas participantes da Rodada”.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN

