Uso facultativo de extintor em automóveis passa a valer a partir de hojeA decisão foi tomada ontem (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. |
notícias relacionadas
- Trecho da Avenida Capitão-Mor Gouveia será interditado para obras do binário
- STTU divulga funcionamento do trânsito durante o Carnatal 2014
- Prazo para requerer voto em trânsito termina nesta quinta-feira (21)
- Governo anuncia R$ 3,8 bilhões para obras de mobilidade e transporte urbano
- Trânsito na Avenida Romualdo Galvão será interditado na segunda-feira
- Fecomércio lidera entendimentos em torno da regulamentação do tráfego de caminhões em Natal
- Mutirão DPVAT acontece nesta terça-feira na Praça 7 de Setembro
O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser facultativo no Brasil a partir de hoje (18), conforme resolução do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União.
A decisão foi tomada ontem (17) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
O equipamento continua obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
A obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor no país desde 1970. Segundo o governo, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.
Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento com validade vencida inclui multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Fonte: Agência Brasil