Ministro diz que educação profissional é para o Brasil de hoje e do futuroJanine discursou durante a abertura da WorldSkills Competition |
notícias relacionadas
- Estudantes têm até hoje para se inscrever no Fies
- Inep divulga hoje notas do Enem
- Jovens no Brasil trabalham mais e estudam menos, mostra relatório da OCDE
- Professores têm desafio de ensinar cultura afro-brasileira, diz diretora
- Câmara deve votar até fim do ano Sistema Nacional de Educação, diz deputada
- Pátria Educadora é proposta preliminar e deve ser debatida, diz Mangabeira Unger
- Dia Mundial da Internet Segura alerta jovens para cuidados no ambiente virtual
- MEC divulga hoje resultado da primeira chamada do ProUni
- Prouni eleva nível das faculdades particulares nos últimos dez anos
- Inscrições para o Sisu começam hoje
- Primeira edição do Sisu no ano tem aumento de 20% na oferta de vagas
- Mais de 90% concluem ensino médio sem aprendizado adequado de matemática
- Alunos mais pobres ampliam presença em universidades públicas
- Apenas 54,3% dos jovens concluíram ensino médio até os 19 anos em 2013
- Institutos federais ofertarão bolsas de pesquisa, inovação e intercâmbio
- Projeto dissemina cultura empreendedora entre crianças
- Estabelecidas regras para avaliação da alfabetização
- Brasil investe mais no ensino superior do que no básico
- MEC lança portal do Plano Nacional de Educação
- IEL-RN realiza nesta quarta (21), em Mossoró, o III Encontro de Estágio
- Jovens desempregados participam de qualificação gratuita para ingressar no mercado de trabalho
- Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
- Consórcio promete entregar novo aeroporto potiguar até a Copa
A importância do ensino técnico foi exaltada pelo ministro da Educação, Renato Janine, ao participar na noite dessa terça-feira (11) da cerimônia de abertura da WorldSikills Competition, em São Paulo. “A educação profissional, que é para o Brasil de hoje e do futuro, é uma das políticas centrais para promover o desenvolvimento pessoal, socioeconômico e, ao mesmo tempo, acelerar o ritmo da produtividade e da competitividade”, disse ao discursar.
Janine discursou na noite de ontem (11) durante a abertura da WorldSikills Competition, uma competição de educação profissional que começa hoje (12) e vai até sábado (15). “A educação profissional, que é para o Brasil de hoje e do futuro, é uma das políticas centrais para promover o desenvolvimento pessoal, socioeconômico e, ao mesmo tempo, acelerar o ritmo da produtividade e da competitividade”, disse ao comentar a importância do ensino técnico.
O evento é uma competição de educação profissional que começa hoje (12) e vai até sábado (15). São 1,2 mil competidores de 60 países, com especialização em 50 ocupações técnicas e com até 22 anos de idade. Especialistas em áreas como mecatrônica, desenho mecânico, marcenaria, soldagem, eletricidade industrial, web design e confeitaria participarão de provas, em que deverão executar tarefas cotidianas do trabalho em empresas. O Brasil terá 56 participantes na competição.
Para os competidores, o ministro disse que “o importante é competir. A primeira e mais importante competição é aquela que fazemos com nós mesmos. O desejo de superação, de ultrapassar nossos próprios limites, deve vir antes do desejo de vencer o outro”.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, que também participou da cerimônia, afirmou que a competição ajuda a destacar a importância da formação profissional no país. “Neste momento, essa agenda é estratégica, porque o Brasil precisa elevar cada vez mais a competitividade da sua economia e eu considero fundamental investir em seu capital humano”, disse.
Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, “o ensino profissional abre as portas para milhões de jovens que chegam ao mercado de trabalho com a missão de construir o futuro e o presente do nosso país”.
Simon Bartley, presidente da WorldSkills, agradeceu aos organizadores da competição em São Paulo.“Dedicação e empenho propiciaram aos competidores mostrar seu trabalho ao mundo”. Ele disse que os competidores são todos profissionais qualificados e que a educação profissional é importante para a sociedade e para a economia.
No Anhembi Parque, visitantes poderão acompanhar as provas e ainda participar de atividades, como jogos e interações digitais, a fim de conhecer melhor as profissões técnicas.
Fonte: Agência Brasil