RN reúne Estados do Nordeste para discutir a saúde do trabalhadorO evento tem o objetivo de discutir a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e acontece a cada dois anos |
O Encontro Macrorregional Nordeste de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece em Natal/RN, de 5 a 7 de agosto, no Praiamar Hotel, onde estão reunidos gestores e técnicos dos Cerest's (Centros Estaduais de Referência em Saúde do Trabalhador), representantes do Controle Social dos Estados da Região Nordeste e representantes da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador . O evento tem o objetivo de discutir a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e acontece a cada dois anos.
O Coordenador Geral da Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Jorge Machado, explica que, nas unidades de saúde, o principal desafio é a notificação dos casos e, a partir dos dados disponíveis, a elaboração de ações efetivas para a saúde do trabalhador. Ele ressaltou a importância de considerar o impacto do trabalho exercido pelo usuário na relação saúde X doença. "O trabalho desempenhado pelo usuário pode ter tanto influências negativas como positivas em sua vida e isso precisa ser considerados pelos profissionais de saúde". O coordenador ressaltou a importância da Atenção Básica na interação para o mapeamento dos riscos das atividades. "A Atenção Básica tem o poder de identificar, através dos agentes comunitários de saúde, atividades de risco, como exemplo, o trabalho com o lixo". Jorge Machado ministrou a palestra "Cenário Atual e Desafios para a Política da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Região Nordeste".
Segundo o Sistema Nacional de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN), no período de 2007 a 2014 o Brasil aumentou em quatro vezes o número de notificações, e 95% dos municípios brasileiros tiveram capacidade de identificar uma doença relacionada ao trabalho. No Rio Grande do Norte as maiores notificações no SINAN para os agravos relacionados ao trabalho são os acidentes com exposição a material biológico e os acidentes de trabalho grave.
RN é pioneiro em sistema de mapeamento via web
O Cerest Estadual, em parceria com a Subcoordenadoria de Informação e Informática (SUININ) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), desenvolveu o SISMAP (Sistema de Informação do Mapeamento das Atividades Produtivas), que vai permitir um retrato real das atividades produtivas do Rio Grande do Norte por região de saúde, subsidiando o planejamento das ações do Cerest. "O sistema desenvolvido aqui no Rio Grande do Norte é pioneiro por permitir a inserção dos dados via web", explica Daniela Costa, coordenadora do Cerest Estadual. Os dados serão coletados pelos Agentes Comunitários de Saúde das Estratégias de Saúde da Família. A expectativa é que o cadastramento seja iniciado em 5% dos municípios do RN ainda este ano, com perspectiva de ampliação para 20% para o ano de 2016.
Fonte: Governo do RN

