Investir na fidelização de clientes pode ser saída para as empresas na criseGrandes marcas tentam chegar ao cliente antes que a crise econômica reduza ainda mais o poder de compra |
A mistura de juros altos, aumento de tarifas e inflação crescente está minando cada vez mais o poder de compra do brasileiro. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo sofreram quedas significativas nos meses do primeiro semestre deste ano, revelando que os consumidores já começaram a refazer as suas contas.
De acordo com Franz Schoenborn, sócio-diretor da LetsFamily, a melhor saída para as empresas nessa época, independentemente de seu porte ou segmento, é a fidelização do cliente. "As empresas que investem nessa ferramenta de marketing, oferecendo integração entre mídia on e off-line, garantem não apenas a divulgação da sua marca, como também atraem novos compradores", destaca. Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo, sendo que eles podem responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa, segundo dados da Endeavor.
A regra de ouro na hora de fidelizar clientes é focar no público buscado e manter sempre contato com ele. Somente direcionando as ações da empresa para as pessoas certas é que se consegue garantir um atendimento de qualidade. Por isso, investir em ações de relacionamento, como newsletters exclusivas, cupons de desconto e lançamentos de produtos em primeira mão, podem facilmente transformar esses clientes em consumidores fiéis.
Vale lembrar também que toda ação voltada para a fidelização de clientes deve ser monitorada, pois permite a otimização de cada estratégia e informações relevantes sobre o público-alvo, além de suas preferências de abordagem e necessidades.
Fonte: Assessoria de Imprensa

