Demanda por transporte aéreo doméstico cresce por quase dois anos consecutivosNo acumulado de janeiro a junho, alta foi de 3,9% |
A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou crescimento de 2,1% em junho deste ano, quando comparada com o mesmo mês de 2014. Com o resultado, a demanda doméstica completou 21 meses consecutivos de crescimento e chegou ao seu maior nível para o mês de junho nos últimos dez anos. O índice, conforme a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é calculado por RPK (passageiros-quilômetros pagos transportados, sigla em inglês).
Já a oferta (assentos-quilômetros oferecidos, ASK, na sigla em inglês), registrou aumento de 2,8% no mesmo período.
O número de passageiros pagos transportador atingiu, no mesmo período, 7,4 milhões. O maior índice dos últimos dez anos, com aumento de 2,5%.
Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em junho, com participações (em RPK), de 36,6% e 36,3%, respectivamente.
Transporte internacional
A demanda por voos internacionais também segue em alta. Com aumento de 11,7% em junho de 2015, comparado ao mesmo mês do ano passado, a demanda por transporte aéreo internacional de passageiros das empresas brasileiras cresceu pelo 16º mês consecutivo. Já a oferta internacional registrou o aumento pelo 11º mês consecutivo, com alta de 12,5%.
No acumulado de janeiro a junho, a demanda subiu 13,1% e a oferta 13,6%.
O número de passageiros pagos transportados pelas aéreas brasileiras chegou a 550,9 mil, um aumento de 11,6%. O índice é recorde para os últimos dez anos.
Fonte: CNT

