Câmara de Natal aprova PL que institui Setembro DouradoA iniciativa visa estimular ações educativas e preventivas ao câncer infantojuvenil |
Na sessão ordinária desta terça-feira (16), os vereadores aprovaram em redação final o Projeto de Lei nº 0153/2014, de autoria da vereadora Júlia Arruda (PSB), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Natal o "Setembro Dourado", campanha que chama atenção para o câncer infantil.
A iniciativa visa estimular ações educativas e preventivas ao câncer infantojuvenil e promover debates sobre as políticas públicas de atenção integral à crianças com câncer, além de apoiar as atividades desenvolvidas pela sociedade civil em prol da causa.
"Pesquisas mostram que quando a doença é diagnosticada na fase inicial as chances de cura chegam 90%. Por isso é tão importante alertar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce e cobrar do Ministério da Saúde políticas públicas voltadas para este fim", defendeu a vereadora Júlia Arruda.
Segundo ela, Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e o Hospital Infantil Varela Santiago estão entre as instituições que participam da campanha. "A Câmara Municipal de Natal se soma a essa luta e manifesta seu total apoio ao Setembro Dourado", acrescentou.
Os parlamentares também acataram uma proposição do vereador Paulinho Freire (PROS) que regulamenta e ordena o uso do solo por cigarreiras e demais modalidades comerciais e outra do vereador Júlio Protásio (PSB) instituindo o Dia Municipal de Conscientização e Apoio às pessoas com Psoríase.
Ao final da sessão, o plenário deu parecer favorável ao Projeto de Decreto Legislativo nº 033/2015 encaminhado pelo presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano (PSB), que concede Título de Cidadão Natalense Post Mortem para o professor, político e empresário Antônio Gonzaga Chimbinho.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMN

