Centro de Turismo inaugura galeria de artesA primeira exposição será do artista Lavoisier Cunha de Araújo que será aberta à visitação a partir das 17h |
O Centro de Turismo, mantendo sua tradição de valorização e divulgação da arte potiguar, inaugura na próxima sexta-feira, 29, o Espaço Cultural Carlos José Marques de Carvalho. Uma galeria de artes para exposição de artistas locais, sendo um caminho de divulgação da cultura do RN. A primeira exposição será do artista Lavoisier Cunha de Araújo que será aberta à visitação a partir das 17h.
Localizado no primeiro andar do Centro de Turismo, o nome do novo Espaço Cultural é uma homenagem ao artista Carlos José Marques de Carvalho, um dos fundadores do Centro de Turismo, pioneiro no incentivo à divulgação dos artistas potiguares aos que vem visitar nossa terra. A proposta é de que as exposições sejam renovadas mensalmente, para que vários artistas possam usufruir do espaço para expor sua arte.
Exposição
O local será inaugurado com a vernissage de Lavoisier, que é natural de Assu-RN, mas logo nos primeiros meses de vida, juntamente com seus familiares, veio residir em Natal.
No Colégio Nossa Senhora de Fátima, dirigido pelas irmãs Fransciscanas do Bom Conselho, onde estudou, conheceu a Ir. Socorro, sua primeira professora de pintura.
Antes de chegar na maioridade, já dominava todas as técnicas de pintura, particularmente óleo sobre tela. Na época também já exercitava com rara habilidade desenho à mão livre, focado na figura humana, nos objetos ou a paisagem.
Quanto ao estilo, foi sempre fiel à vertente figurativa, às vezes surrealista, mas quase sempre impregnada de uma visão bucólica, romântica, tropicalista.
Apesar da simplicidade que caracteriza seu comportamento na vida cotidiana, conquistou uma trajetória artística, marcada por exposições individuais e coletivas; obtendo ainda desde o início da carreira inúmeros prêmios como, por exemplo, o primeiro lugar no concurso Telern-Listel 1986; além de muitos outros obtidos em plena maturidade. Como ilustração podemos citar o primeiro lugar na gincana pintura promovida pela Base Naval de Natal, em 2010, ou mais recentemente, em 2015, o primeiro lugar no certame de artes plásticas Rui Pereira, na cidade de Ceará-Mirim-RN.
Lavoisier é um artista nato, mas também por esforço. Talentoso e trabalhador. Realista e bucólico ao mesmo tempo. Assim, no cenário das artes plásticas do Rio Grande do Norte, ele conquistou definitivamente, um lugar de merecido destaque.
Fonte: Assessoria de Imprensa

