Receita do setor de serviços tem pior trimestre em três anosServiços prestados às famílias, como o setor de alimentação, tiveram o menor crescimento da PMS em março (+2,5%) |
A receita bruta do setor de serviços teve alta de 6,1% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje, 20 de maio, pelo IBGE. O resultado foi influenciado pelo maior número de dias úteis em março de 2015, e também pelo desempenho de setores como o de serviços profissionais, administrativos e complementares (+8,8%) e do grupo que agrega os serviços de transportes (+8,7%).
No entanto, o desempenho do primeiro trimestre do setor foi o pior resultado trimestral desde o início da pesquisa. "No comparativo entre os três primeiros meses de 2015 e o mesmo período do ano passado, a receita nominal apurou variação de 2,9%", afirmou o economista da CNC, Fabio Bentes.
Descontada a inflação de serviços (+8,0% nos 12 meses encerrados em março de 2015), a receita real do setor recuou 1,9% - a décima terceira queda consecutiva nesse tipo de comparativo. No trimestre, o resultado entre a receita nominal (+2,9%) e a inflação dos serviços medida pelo IPCA (+8,5%) revelou queda mais expressiva (-5,6%), a maior também nessa série histórica.
Fonte: CNC

