“Câmara na Rua” e “Câmara Cidadã” movimentam bairro Passagem de AreiaEm dois dias de eventos, a Câmara Municipal de Parnamirim realizou audiência pública, sessão ordinária e ofereceu serviços à população |
A Câmara Municipal de Parnamirim (CMP) encerrou, no fim da tarde de hoje (7), a primeira edição dos projetos "Câmara na Rua" e "Câmara Cidadã". Ambas ações aconteceram no bairro Passagem de Areia e movimentaram a população daquela região. Entre emissão de documentos, atendimentos médicos, odontológicos, pediátricos, orientação jurídica e outros serviços, aproximadamente 1.200 pessoas foram beneficiadas. "Esta foi a primeira edição e está comprovado que a população de Parnamirim necessita de ações deste tipo. Vamos continuar levando o Poder Legislativo Municipal para perto do povo", diz o presidente da CMP, vereador Ricardo Gurgel (PSB).
Na noite de ontem (6), os vereadores participaram de uma sessão ordinária e audiência pública que foram realizadas em uma estrutura montada em frente ao Ginásio de Esportes de Passagem de Areia, na rua Antônio Moreira. A população conferiu a ação dos vereadores de perto e teve a oportunidade, durante a audiência pública, de relatar os problemas existentes na localidade.
Deficiência do transporte público, falta de segurança, precariedade no atendimento médico na região e problemas no sistema de educação foram alguns dos pontos mencionados pela população. Os vereadores se comprometeram em transformar as reclamações em indicações ou projetos que serão enviados ao Poder Executivo Municipal e Estadual.
O deputado estadual Carlos Augusto Maia e o comandante do 3⁰ Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Jair Júnior, compuseram, juntamente com o presidente Ricardo Gurgel, a mesa de trabalhos durante a audiência pública e responderam alguns questionamentos. Os moradores lamentaram a ausência de representantes da Prefeitura de Parnamirim. "Todas as indagações e reclamações serão repassadas às secretarias e ao prefeito", disse Ricardo Gurgel.
Câmara Cidadã
Durante todo o dia de hoje (7), as imediações do Ginásio de Esportes de Passagem de Areia ficaram ocupadas com estruturas montadas para realização do projeto "Câmara Cidadã". Foram oferecidos, de forma gratuita, serviços de cidadania, tais como: emissão de carteira de identidade e CPF; balcão do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RN); Procon Câmara; Ouvidoria e orientação jurídica. Além disso, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, houve atendimento médico, pediátrico e odontológico com distribuição de kits de higiene bucal.
A ação da CMP agradou os moradores da região. A maioria elogiou a atitude do Legislativo Municipal. "Moro aqui há mais de 20 anos e nunca aconteceu algo desse tipo. Os vereadores estão de parabéns por esse evento. Espero que aconteça mais vezes", disse a dona de casa Edineuza Soares, 53 anos.
De acordo com o presidente da CMP, os projetos "Câmara na Rua" e "Câmara Cidadã" vão acontecer uma vez por mês, mas ainda não há data nem local definidos para a próxima edição. "Mas a proposta será a mesma: levar cidadania e o mandato dos vereadores para mais próximo dos parnamirinenes", conta Ricardo Gurgel.
Fonte: Prefeitura de Parnamirim

