Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/05/2015 16h08

Mercados recebem visita da comissão que quer implantar política de empreendedorismo

O objetivo foi levantando informações para a formulação de um diagnóstico de ações que contribua para a criação de uma política pública voltada ao empreendedorismo do cidadão natalense

Capitaneadas pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), uma comissão formada por representantes de diversas secretarias municipais de Natal visitou, na manhã desta quarta-feira (6), quatro mercados públicos da cidade - Petrópolis, do Peixe, da Redinha e o Mercado Modelo. O objetivo foi levantando informações para a formulação de um diagnóstico de ações que contribua para a criação de uma política pública voltada ao empreendedorismo do cidadão natalense.

Segundo a diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da SEMPLA, Irani Santos, a Prefeitura do Natal está desenvolvendo um programa integrado de geração de emprego e renda. O programa visa construir um ambiente multifuncional, onde as Secretarias possam desenvolver ações relacionadas a essa temática, a geração de emprego e renda, focada numa política de empreendedorismo para o município.

"Esta visita é para que a gente possa detectar a atual situação desses mercados municipais e possa, dentro desse trabalho integrado que vem acontecendo com as demais secretarias, desenvolver ações para o fortalecimento dessas atividades existentes nos mercados, bem como de todas as políticas publicas desenvolvidas no município na área de empreendedorismo", assegurou Irani Santos, acrescentando que "a intenção é potencializar as ações de forma integrada".

A equipe formada por integrantes das Secretarias da Mulher, Serviços Urbanos, Saúde, PROCON, Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes avaliou aspectos como o percentual de permissionários formalizados. Dentre as ideias discutidas pela equipe está a criação de um selo de qualidade para os estabelecimentos e a presença de um plantão itinerante para formalização nos mercados com prestação de assessoria jurídica.

Segundo o administrador do Mercado de Petrópolis, Gleydson Rego, aquele espaço comercial perdeu um pouco a função que ele tinha devido ao grande número de supermercados e à consequente mudança no fluxo de pessoas. Hoje, os mercados estão ligados à cultura. O de Petrópolis tem 55 boxes e conta com um segurança patrimonial.

O Mercado do Peixe, no Canto do Mangue, conta com 32 boxes e atualmente disponibiliza para os permissionários que trabalham nos boxes uma câmara de descarte de peixe, financiada pela Prefeitura. O local com vista para o Rio Potengi realiza serestas todos os sábados a partir das 17h.O Mercado da Redinha passa por uma reforma que só deve ser concluída no final de junho, segundo o administrador Eric Leonardo.

Um Seminário com data a ser definida, marcará a apresentação do programa e a formalização de prováveis parceiros como SEBRAE, Fiern, Fecomércio, CDL, Associação Comercial, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica, quando será assinado o Termo de Cooperação Técnica para a "Implantação da Política Pública de Empreendedorismo em Natal".

 

Fonte: Prefeitura do Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo