Mercados recebem visita da comissão que quer implantar política de empreendedorismoO objetivo foi levantando informações para a formulação de um diagnóstico de ações que contribua para a criação de uma política pública voltada ao empreendedorismo do cidadão natalense |
Capitaneadas pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), uma comissão formada por representantes de diversas secretarias municipais de Natal visitou, na manhã desta quarta-feira (6), quatro mercados públicos da cidade - Petrópolis, do Peixe, da Redinha e o Mercado Modelo. O objetivo foi levantando informações para a formulação de um diagnóstico de ações que contribua para a criação de uma política pública voltada ao empreendedorismo do cidadão natalense.
Segundo a diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da SEMPLA, Irani Santos, a Prefeitura do Natal está desenvolvendo um programa integrado de geração de emprego e renda. O programa visa construir um ambiente multifuncional, onde as Secretarias possam desenvolver ações relacionadas a essa temática, a geração de emprego e renda, focada numa política de empreendedorismo para o município.
"Esta visita é para que a gente possa detectar a atual situação desses mercados municipais e possa, dentro desse trabalho integrado que vem acontecendo com as demais secretarias, desenvolver ações para o fortalecimento dessas atividades existentes nos mercados, bem como de todas as políticas publicas desenvolvidas no município na área de empreendedorismo", assegurou Irani Santos, acrescentando que "a intenção é potencializar as ações de forma integrada".
A equipe formada por integrantes das Secretarias da Mulher, Serviços Urbanos, Saúde, PROCON, Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes avaliou aspectos como o percentual de permissionários formalizados. Dentre as ideias discutidas pela equipe está a criação de um selo de qualidade para os estabelecimentos e a presença de um plantão itinerante para formalização nos mercados com prestação de assessoria jurídica.
Segundo o administrador do Mercado de Petrópolis, Gleydson Rego, aquele espaço comercial perdeu um pouco a função que ele tinha devido ao grande número de supermercados e à consequente mudança no fluxo de pessoas. Hoje, os mercados estão ligados à cultura. O de Petrópolis tem 55 boxes e conta com um segurança patrimonial.
O Mercado do Peixe, no Canto do Mangue, conta com 32 boxes e atualmente disponibiliza para os permissionários que trabalham nos boxes uma câmara de descarte de peixe, financiada pela Prefeitura. O local com vista para o Rio Potengi realiza serestas todos os sábados a partir das 17h.O Mercado da Redinha passa por uma reforma que só deve ser concluída no final de junho, segundo o administrador Eric Leonardo.
Um Seminário com data a ser definida, marcará a apresentação do programa e a formalização de prováveis parceiros como SEBRAE, Fiern, Fecomércio, CDL, Associação Comercial, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica, quando será assinado o Termo de Cooperação Técnica para a "Implantação da Política Pública de Empreendedorismo em Natal".
Fonte: Prefeitura do Natal

