Sebrae oferece 23 horas de capacitação gratuita em maioSerão disponibilizadas vagas para sete Oficinas SEI, que são oferecidas gratuitamente para quem é formalizado como Microempreendedor Individual (MEI) |
A agenda de capacitações do Sebrae no Rio Grande do Norte para o mês de maio contempla, ao menos, 23 horas de qualificação gratuita dedicada ao Microempreendedor Individual. No mês, está programada a realização de sete Oficinas SEI somente na sede da Instituição, em Natal. É a oportunidade ideal para quem pretende aperfeiçoar o negócio e aprender mais sobre como melhorar a gestão da empresa. Para participar, é preciso fazer a inscrição previamente, através do telefone 0800 570 0800.
As capacitações envolvem três módulos: SEI Unir Forças, SEI Crescer e o combo SEI Tocar Minha Empresa, esta última traz cinco oficinas (SEI Planejar, SEI Empreender, SEI Comprar, SEI Vender e SEI Controlar Meu Dinheiro) de forma sequencial. Com uma linguagem simples, as Oficinas SEI são um conjunto de soluções voltados para o melhoramento do negócio. No início desta semana, foi iniciado o primeiro módulo com a Oficina SEI Tocar Minha Empresa - onde os participantes aprendem a como se planejar; empreender; comprar; vender e a controlar o seu dinheiro. Quem perdeu essa capacitação, terá a oportunidade de participar entre os dias 25 e 29 de maio, sempre às 19h. A carga horária é de 16h.
Ao participar do curso SEI Unir Forças para Melhorar, que já acontece na próxima segunda-feira (12), também a partir das 19h, o empresário fica a par de como o cooperativismo e o associativismo podem proporcionar uma melhoria na gestão do negócio e promover sua consolidação e fortalecimento. O conteúdo é voltado para questões como as formas de cooperação, os cinco passos da ação conjunta e as vantagens em empreender cooperativamente. Ao final, é desenvolvido o Plano de Ação Coletiva, onde o empreendedor percebe as vantagens de se organizar para empreender ações em conjunto com o intuito de suprir necessidades comuns.
Tomada de decisão
Na solução SEI Crescer, o MEI é auxiliado a tomar decisões sobre a sua permanência no patamar do negócio em que está inserido ou passar para o patamar de Microempresa. A capacitação acontece no próximo dia 19, às 18h. Na capacitação, o empreendedor recebe um Caderno de Ferramentas ilustrativo, cuja finalidade é controlar de modo eficaz as finanças da empresa. Após o primeiro mês com o Caderno, o empreendedor recebe orientações de um dos instrutores do Sebrae acerca de como aperfeiçoar cada vez mais a utilização de seu novo equipamento e tirar dúvidas que porventura surgirem.
A metodologia das Oficinas SEI facilita que os microempreendedores individuais coloquem em prática o que aprendem nas capacitações evitando riscos. "O planejamento é responsável pela tomada de decisão e diminuição dos erros. Quando se aprende a fazer tudo certo, fica mais fácil do empreendedor gerenciar seu próprio negócio evitando riscos", explicou a gestora das Oficinas SEI do Sebrae-RN, Ana Débora Morais. Potenciais empreendedores também podem participar, mas é necessário pagar um valor simbólico de R$ 10,00.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN

