Sebrae lança programa de eficiência energética em MossoróA meta do Sebrae é atender a 300 empresas mossoroenses através do programa Ligado na Economia, que promove uso racional da energia elétrica |
O Sebrae no Rio Grande do Norte lança o Programa de Eficiência Energética Ligado na Economia em Mossoró nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, no auditório do Escritório Regional do Sebrae no Oeste. A proposta do Sebrae com essa iniciativa é levar diagnóstico individualizado da utilização de energia nas empresas participantes, consultorias e clínicas tecnológicas para reduzir os custos no uso da eletricidade. Tudo para estimular o uso racional de energia e minimizar desperdícios e custos com esse insumo.
"O objetivo do programa é levar conhecimento de boas práticas no uso seguro e racional de energia elétrica para as empresas, tornando-as mais competitivas", explica o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia, do Sebrae-RN, João Bosco Cabral Freire. O já havia sido lançado em Natal, no dia 16 de março e agoara chega ao interior.
Polo regional, Mossoró possui uma grande atuação no comércio de bens e serviços, além da indústria e agronegócio, por isso a perspectiva é de que na região sejam realizados 300 atendimentos, de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e unidades produtivas de agronegócio. Algumas delas já realizam ações de aproveitamento de energia. Realizado em quatro etapas, o programa prevê diagnóstico individualizado do consumo de eletricidade, clínicas tecnológicas, consultoria e monitoramento.
Na programação do lançamento, está prevista também a palestra com o tema "O Uso Eficiente de Energia" com José Júlio Melo Machado, da Cosern. Além disso, o empresário Paulo Renato Costa Nogueira apresenta os resultados das ações de uso racional de energia elétrica realizada na AUTEC Comércio e Serviço.
Além de Mossoró, o Sebrae-RN também lança o Programa de Eficiência Energética Ligado na Economia em Caicó, nesta terça-feira (28). Assú, Apodi, Pau dos Ferros, Currais Novos, Nova Cruz e João Câmara também serão atendidos pelo programa, com estimativa de mais de 800 atendimentos.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN

