Brasil é o terceiro maior mercado de aviação doméstica do mundoMinistério do Turismo fala sobre estratégias para expandir o número de viagens domésticas |
Dados de 2014, divulgados pelo Ministério do Turismo, mostram que o Brasil é o terceiro maior mercado de aviação doméstica do mundo. O número é três vezes maior do que há dez anos.
A oferta de crédito dos bancos públicos para o setor cresceu 13 vezes e a receita turística internacional aumentou 170% no período. O número de empregos formais na área quase duplicou. Deste modo, o Brasil alcançou a quinta colocação no ranking mundial de postos de trabalho nessa indústria, com 3,1 milhões de empregos diretos e 8,5 milhões entre diretos, indiretos e induzidos.
Os números relativos à economia do turismo reforçam a importância dessa indústria na geração de negócios, empregos e renda e os impactos positivos no desenvolvimento regional. "Isso se deve à capacidade do setor de atingir todas as camadas sociais", afirmou o ministro do Turismo, Henrique Alves.
Para Alves, é importante que o governo e o setor privado trabalhem juntos. "Em um ano desafiador como esse, é fundamental que estejamos unidos diante dos obstáculos. Temos avançado nessa missão. Se por um lado, o mercado ampliou a oferta de assentos nas aeronaves, cresceu e reduziu as tarifas, por outro, o governo está investindo na melhoria dos aeroportos e na construção de um plano de aviação regional. Se os empresários estão investindo em compra de equipamentos e avanços em infraestrutura, o governo libera crédito por meio de bancos públicos para o setor", conclui o ministro.
Cerca de 20 mil projetos de desenvolvimento do turismo foram apoiados pelo Ministério em mais de 4,6 mil municípios brasileiros. O objetivo é democratizar a atividade turística no Brasil e incorporar a classe C, que hoje representa mais de 50% da população do país. Embora mais de 100 milhões de brasileiros tenham condições de usufruir das atividades turísticas no país, 62 milhões viajam efetivamente.
O Ministério do Turismo vem estimulando o brasileiro a viajar mais pelo Brasil. Programas de incentivo a públicos segmentados, como o Viaja Mais Melhor Idade, e a adoção de uma estratégia inovadora de promoção do país para os brasileiros, criando a grande ação promocional #partiuBrasil, chegam a viajantes de todos os perfis.
Fonte: Ministério do Turismo e Portal Brasil












