Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/04/2015 18h02

Região do Seridó ganha duas novas Salas do Empreendedor

As salas foram instaladas em Timbaúba dos Batistas e em Currais Novos com uma estrutura para atender às demandas empresariais dessas duas cidades

Localizados na região do Seridó potiguar, os municípios de Timbaúba dos Batistas e Currais Novos inauguraram, nesta quinta-feira (16), suas Salas do Empreendedor, espaços voltados para atendimento, orientação e fomento ao empreendedorismo local.

Com essa iniciativa, contabilizam-se sete municípios do Seridó com o espaço instalado: Parelhas, Cerro Corá, Tenente Laurentino, Equador, Santana do Matos, Timbaúba dos Batistas e Currais Novos.

De acordo com o analista técnico do Sebrae, José Rangel, a meta é que, em até dois anos, todos os municípios seridoenses contem com uma sala voltada para o segmento. Para atingir esse objetivo, o Sebrae busca sensibilizar os gestores municipais sobre a importância de estimular o empreendedorismo através dos benefícios da Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa. "O MEI, hoje, é a maior incubadora de empresas do país, promovendo inclusão econômica e social", destacou.

O gerente do Sebrae em Currais Novos, Célio Vieira, observou que as Salas dos Empreendedores também cumprem o objetivo de aproximar os microempreendedores do poder público. "Às vezes há um desconhecimento pode parte dos empreendedores sobre como vender ao poder público. O papel do Sebrae é fazer essa orientação e aproximação. A sala é fundamental para fomentar novas políticas públicas de empreendedorismo", destaca Célio Vieira.

De acordo com o prefeito de Timbaúba, Chilon Batista, a administração decidiu criar a Sala do Empreendedor nas dependências da Casa das Bordadeiras, que conta com estrutura adequada para desenvolver um trabalho mais eficiente e organizado.

O gestor destaca que, através da parceria com o Sebrae, o município trará cursos, palestras e capacitações para os micro e pequenos empreendedores. "Sabemos da importância da geração de emprego e renda no nosso município e estamos fazendo o nosso papel", afirmou. Chilon Batista pontuou que essas orientações servirão para abrir os horizontes dos empreendedores e garantir que eles continuem fortes no mercado.

Benefícios

Para o artesão Samuel Jonas da Silva, a formalização foi um passo importante para a sua consolidação no mercado. Hoje, além de Timbaúba dos Batistas, a sua produção é enviada para João Pessoa/PB. "A partir da formalização você está dizendo ao mercado existe e que conta com um produto competitivo", apontou.

Segundo Samuel, a Sala do Empreendedor de Timbaúba dos Batistas servirá para a troca de experiências, para tirar dúvidas, buscar orientações e criar uma rede de fortalecimento do trabalho no município e no mercado, como um todo. Benefícios como linhas de crédito mais acessíveis e a contribuição ao INSS também são fatores que mostram a importância de se formalizar, de acordo com o artesão.

Romualdo dos Santos, o "Naldinho", é o Agente de Desenvolvimento Local de Timbaúba dos Batistas. Caberá a ele a missão de fomentar as políticas públicas desenvolvidas pela Sala do Empreendedor de Timbaúba dos Batistas. Segundo ele, o município conta hoje com 45 empreendedores formalizados, mas a expectativa é de que esse número cresça ainda essa semana. "A Sala do Empreendedor dá um gás a mais para a gente trabalhar", disse.

Além dos artesãos, Naldinho adiantou que Timbaúba dos Batistas também conta com forte vocação no segmento de gastronomia, entre outros. "Juntamente com o Sebrae vamos divulgar a todos os empreendedores do município os benefícios da formalização", finalizou.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo