Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

09/04/2015 15h44

Walfredo Gurgel intensifica medidas de segurança do paciente

A primeira medida para que o protocolo possa ser implantado será a padronização do identificador do leito

A partir deste mês de abril, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) colocará em prática o primeiro de seis protocolos assistenciais que integram a política de Segurança do Paciente. No âmbito hospitalar, as ações de segurança do paciente devem contemplar boas práticas que apresentam estreita relação com os maiores índices de ocorrência de eventos adversos em todo o mundo, que são: a identificação do paciente, higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de quedas, administração segura de medicamentos e prevenção de úlcera por pressão.

"Este primeiro protocolo que vamos adotar existe para prevenir que erros de identificação possam ocorrer desde a admissão do doente até a sua alta, sem excluir nenhum dos processos a que está submetido", afirma a coordenadora do Núcleo de Segurança do HMWG, Amanda Maciel. Ela também explica que é necessário desenvolver estratégias no sentido de criar barreiras de proteção, para que o tratamento de saúde ocorra de maneira efetiva, sem danos secundários ao paciente.

O Núcleo é composto por profissionais de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Farmácia. Para a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro, "esses protocolos irão permitir também um melhor monitoramento dos nossos pacientes internados, uma vez que o atendimento, exames e medicamentos terão protocolos bem definidos e claros sobre as condutas a serem adotadas, sempre que se apresentar alguma das situações previstas em qualquer um dos seis protocolos. Este será um grande ganho para a nossa assistência".

A primeira medida para que o protocolo possa ser implantado será a padronização do identificador do leito. A placa conterá o nome completo, o número do leito, a data de nascimento, o número do prontuário e a especialidade médica que acompanha a evolução clínica de todos os pacientes do Walfredo Gurgel.

"A identificação correta do paciente permite a organização assistencial do serviço de saúde oferecido ao usuário, contribuindo para que o procedimento e/ou tratamento seja realizado sem riscos", explica Amanda.

Os Núcleos de Segurança são regulamentados pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 529, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Norma Regulamentadora n.º 36, ambos de 2013.

 

Fonte: Governo do RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo