Hatmo realiza grande campanha de doação de medula óssea no dia 11 de abrilNo evento também serão homenageados os pacientes que perderam a vida porque não conseguiram fazer o transplante |
A Hatmo - RN (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte) realiza, no dia 11 de abril, uma grande campanha de conscientização para doação de sangue, plaquetas e o cadastro voluntário para ser um doador de medula óssea. Neste dia, que também será a comemoração da Páscoa da Hatmo, será feita uma homenagem aos pacientes que perderam a vida porque não conseguiram fazer o transplante.
A programação começa às 6h com um café da manhã na sede da Hatmo, em Capim Macio, e segue com carreata até o Hemonorte, na Av. Alexandrino de Alencar, passando por avenidas importantes como a Roberto Freire, Salgado Filho e Hermes da Fonseca. Na chegada ao Hemonorte será feita a homenagem aos pacientes, crianças e adultos, que perderam a vida por não conseguir fazer o transplante, mesmo muito deles já tendo doador compatível. "A demora nos trâmites tem levado a morte de muitos pacientes. Isso é muito triste e não podemos deixar acontecer. Iremos soltar balões para representar a vida interrompida de cada um desses pacientes. Muitos deles eram crianças cheias de sonhos e com uma vida toda pela frente", afirma Rosali Cortez, presidente da Hatmo-RN.
A presidente da Hatmo destaca que Páscoa é a celebração da vida e do amor ao próximo, e "nada melhor que salvar vidas para comemorar esta data plenamente". "Pedimos que as pessoas convidem amigos que ainda não sejam cadastrado no REDOME para que façam o cadastro neste dia", reforça Rosali.
Segundo Rosali, a Hatmo tem um trabalho permanente na conscientização sobre a importância do cadastro voluntário para
ser um doador de medula óssea, mas uma vez por ano, realiza esta grande campanha. "A doação de medula óssea é a única esperança de vida para muita gente.Estima-se que seja aproximadamente, 25% a 30% entre irmãos, podendo chegar a 1 em 100.000 entre pessoas que não sejam parentes.Por isso, quanto mais gente se cadastrar, maior a possibilidade de encontrar doadores compatíveis", explica Rosali.
Após o ato no Hemonorte, a programação será encerrada com uma Festa de Páscoa no Anfiteatro do Parque das Dunas com shows de artistas potiguares, que também são voluntários da Hatmo. Os pacientes da Hatmo, chamados de guerreiro, receberão ovos da Páscoa.
Cadastro no Redome
O transplante de medula óssea é, muitas vezes, a única esperança de cura para portadores de aplasia medular, leucemias, alguns tipos de câncer e algumas doenças hematológicas.
O cadastro no REDOME (Rede Nacional de Doadores de Medula Óssea) pode ser feito no Hemonorte e Hemovida por pessoas
entre 18 a 55 anos, que tenham boa saúde, e não tenham histórico de câncer, hepatites B ou C e HIV. Para isso, basta levar o documento de identidade e CPF. Durante o cadastro, será feita uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).
Fonte: Hatmo-RN

