Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/03/2015 17h45

Programa estimula uso racional de energia elétrica nas empresas

O Sebrae lança na próxima segunda-feira (16) o Programa de Eficiência Energética para difundir boas práticas e evitar desperdício entre 2,1 mil pequenas empresas do Rio Grande do Norte

Para promover a utilização racional e consciente da energia elétrica, assim como estimular a redução do desperdício devido à ineficiência de equipamentos, o Sebrae no Rio Grande do Norte lança, na próxima segunda-feira (16), o Programa de Eficiência Energética Ligado na Economia. A proposta da iniciativa é levar diagnóstico individualizado do consumo de energia nas empresas participantes, consultorias e clínicas tecnológicas para reduzir os custos no uso da eletricidade. Será investido quase R$ 1 milhão nas ações para mitigar os impactos de uma possível crise nessa matriz enérgica e as medidas devem atingir 2,1 mil pequenos negócios em praticamente todas as regiões do estado.

O programa será lançado durante seminário, que vai apresentar as medidas a empresários e convidados. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo 0800 570 0800. O evento contará a presença do diretor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), José Marcelo Sígoli, que vai proferir palestra sobre a importância da eficiência e da conservação de energia para o empreendedor e para a sociedade. O seminário também terá casos de empresas que alcançaram bons resultados financeiros recorrendo à eficiência e combate ao desperdício, como é o caso da Água Mineral Cristalina, e de corporações que passaram a adotar fontes alternativas de energia, como a sorveteria SterBom. O seminário está marcado para as 9h, na sede do Sebrae, em Natal.

O projeto será implementado em três fases e contará com a parceria de quatro instituições de ensino superior - a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Potiguar (UnP), a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). As ações começam por Natal e depois nos demais municípios.

Etapas

A primeira fase é a de orientação, feita por graduandos do curso de engenharia elétrica. Nessa etapa, a empresa participante é visitada e recebe um diagnóstico no empreendimento, apontando soluções e melhorias. Caso necessário um aprofundamento, a empresa participa de uma clínica tecnológica. A previsão é que serão organizadas 53 clínicas, capazes de atender a 525 empresas.

A fase seguinte é a de adequação, na qual um consultor irá até a empresa para avaliar e sugerir as adequações. Mas apenas as empresas que passaram pela primeira etapa e não tiveram os problemas sanados receberão as consultorias, cuja maior parte dos custos - 80% - é subsidiada pelo programa SebraeTec.

Na última fase, a de monitoramento, técnicos do Sebrae vão verificar se os serviços foram prestados efetivamente, bem como avaliar o grau de satisfação dos beneficiários. Podem participar do programa, que segue até o fim do ano, pequenas empresas, Microempreendedores Individuais (MEI) e também unidades produtivas do agronegócio, como cooperativas e associações.

Objetivos

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a ideia é fortalecer os pequenos negócios em relação ao consumo de energia elétrica de forma a propiciar condições para se tornarem mais competitivas. Além de contribuir para a implantação de boas práticas de gestão de energia elétrica, as ações poderão fortalecer a idéia de racionalização do uso da energia elétrica e despertar o empresariado potiguar para a gravidade da atual situação da oferta de eletricidade, estimulando a busca por formas alternativas de energia.

São parceiros do programa, a Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte (Cosern), o Sistema Fiern, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte (Faern).

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo