Produção industrial brasileira avança em 7 das 14 regiões pesquisadas em janeiro pelo IBGEAlta foi de 2% em janeiro na comparação com mês anterior, com destaque para São Paulo, que teve a maior expansão da história, registrando avanço de 7,1% em janeiro ante dezembro |
A produção industrial brasileira cresceu em janeiro em 7 de 14 regiões, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional (PIMPF Regional), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10).
A alta foi de 2% em janeiro na comparação com o mês anterior, após registrar perdas de 1,1% em novembro e de 3,2% em dezembro. Um dos principais destaques foi São Paulo, que teve a maior alta na produção industrial da história, com expansão de 7,1% em janeiro ante dezembro do ano passado.
Outros importantes destaques foram os estados de Pernambuco (13,5%) e Minas Gerais (6,5%). Em seguida vêm Goiás (4,4%), Espírito Santo (4,3%) e Santa Catarina (2,4%), com produção industrial acima da média nacional. O Rio de Janeiro teve uma pequena alta de 0,2%.
Tiveram retração as indústrias da Bahia (-10,1%), do Paraná (-5,6%), do Rio Grande do Sul (-2,9%), do Amazonas (-2,3%), do Ceará (-2,0%), da Região Nordeste (-1,9%) e do Pará (-0,9%).
A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página
www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpfregional/.
Fonte: Portal Brasil com informações do IBGE
Fonte: Portal Brasil

