Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/03/2015 16h58

Faturamento da indústria recua 2,6% em janeiro, diz CNI

Indicadores Industriais mostram que faturamento real da indústria caiu pelo terceiro mês consecutivo, mas emprego continua estável na comparação com dezembro

O faturamento real da indústria teve queda em janeiro pelo terceiro mês consecutivo e ficou 2,6% inferior ao de dezembro, segundo dados dessazonalizados. A informação é dos Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (4). "Esse resultado sugere que a enfraquecida demanda doméstica segue como um limitador adicional à recuperação da indústria", assinala a pesquisa.

Apesar da queda no faturamento, o emprego se manteve estável pelo segundo mês consecutivo. No entanto, esse indicador está 3,5% abaixo do registrado em janeiro de 2014. Para o economista da CNI Fábio Guerra, diante do cenário atual da indústria, o nível de emprego poderá cair ainda mais em 2015.

Já as horas trabalhadas, que cresceram 1,9% em janeiro frente a dezembro, estão 8% abaixo do indicador de janeiro do ano passado.

A indústria operou, em média, com 81,5% da capacidade instalada em janeiro, 0,4 ponto percentual acima do registrado em dezembro. De acordo com os Indicadores Industriais, mesmo com a alta, a utilização da capacidade instalada ainda está 0,3 ponto percentual abaixo do resultado de janeiro de 2014, o que sinaliza ociosidade do parque fabril.

A pesquisa mostra ainda que a massa salarial na indústria recuou 0,5% entre janeiro e dezembro. Contudo, o rendimento médio real cresceu 0,3% no período. Segundo a pesquisa, o rendimento médio ainda mostra crescimento porque há certa inércia dos reajuste salariais de 2014 e os efeitos da redução do emprego na indústria ainda é parcial.

 

Fonte: Agência CNI de Notícias


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo