IAV-IDV projeta crescimento nas vendas de 3,2% em fevereiroEstudo elaborado pelos associados do IDV retoma expectativa de crescimento para os primeiros meses de 2015 |
O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) projeta um crescimento nas vendas reais de 3,2% neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, retomando o ritmo do varejo. Já para março e abril, as estimativas são de crescimento de 5,2% e 5,1%, respectivamente, sempre em relação aos mesmos meses de 2014. Este é um estudo realizado mensalmente pelos associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e divulgado 30 dias antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE
Após o resultado negativo verificado em dezembro, o IAV-IDV voltou a crescer em janeiro, com um resultado real de 1,5%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, já descontando a inflação.
O varejo de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou índice negativo de 1,22% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, valor abaixo da média do IAV, que foi de 1,5%. Já em relação a este e aos próximos dois meses, a expectativa é de uma recuperação nas vendas, com crescimento de 4,5% em fevereiro, 4,3% em março e 4,1% em abril.
Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV de janeiro, com o fechamento de 7,3%. As estimativas de crescimento para os próximos meses são de 3,5% em fevereiro, 6,9% em março e 6,6% em abril.
Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram resultado real 0,5% em janeiro. Para os meses subsequentes, a expectativa de crescimento é de 1,2% em fevereiro, 5,1% em março e 5,4% em abril.
"O resultado do primeiro mês de 2015 foi o pior dos últimos seis anos em função da mudança do cenário econômico, da ligeira elevação do endividamento das famílias, da queda brutal da confiança do consumidor e da aceleração dos indicadores de inflação que corroeram parte do crescimento real da massa salarial", explica Luiza Helena Trajano, presidente do IDV.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou forte queda em janeiro, chegando ao patamar de 89,8 pontos, pior resultado desde o inicio da série, em setembro de 2005. As duas variáveis que compõem o índice também apontaram variação negativa: o ISA (Índice da Situação Atual) caiu para 88,5 pontos e o IE (Índice de Expectativas) fechou em 90,8 pontos, demostrando forte deterioração da confiança dos consumidores.
Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)
Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.
Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.
Sobre o IDV
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 64 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.
Conheça as empresas associadas: Ale Sat, Ammo/Varejo, Avon, Bio Ritmo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Decathlon, Dudalina, DPaschoal, Etna, Fnac, Fototica, Grupo Colombo, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib's, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Malwee, Marisol, Netshoes, Novo Mundo, O Boticário, Óticas Carol, Paquetá, Pague Menos, Pernambucanas, Pet Center Marginal, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Sephora, Spoleto, Telhanorte, TNG, Tok&Stok, Via Veneto, Walmart e Zelo.
Fonte: Assessoria de Imprensa












