Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/06/2014 15h42

Projeto Copa do Mundo fomenta o comércio

Iniciativa traz 2.300 estrangeiros ao Brasil para realizar agendas de negócios e acompanhar o torneio

Durante o Mundia da Fifa de 2014, o projeto Copa do Mundo traz 2.300 compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros e mais de 700 empresas e entidades setoriais brasileiras.

A iniciativa, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolve ações de promoção das exportações, atração de investimentos e para projetar a imagem comercial do Brasil no mercado internacional.

A expectativa é superar o resultado de negócios registrado pela Apex-Brasil na Copa das Confederações da FIFA 2013, que chegou a US$ 3 bilhões entre exportações e investimentos atraídos ao país. 

Indústria de calçados

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que participa do projeto, trouxe compradores de calçados da França, África do Sul e Emirados Árabes para realizarem negócios no Brasil. A expectativa da Abicalçados é ultrapassar os US$ 30 milhões em negócios gerados na Copa das Confederações. 

A primeira fase do Projeto terminou na tarde do último dia 16 de junho, com um showroom das marcas Arezzo, ADG, Carrano, Cristófoli, Esdra, Guilhermina, Jorge Bischoff, Luz da Lua, West Coast e Werner na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo/RS. 

As empresas puderam expor seus produtos para compradores da rede Galeries Lafayette, gigante do varejo francês. Antes da agenda, os franceses assistiram o jogo entre França e Honduras, realizado no domingo (15) no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre/RS. 

Emilene Taís de Oliveira, do departamento de Exportação da Jorge Bischoff, ressalta que a ação facilitou um contato que a marca já vinha tentando há mais tempo. Segundo ela, a agenda com os franceses foi antecedida por uma preparação na fábrica para apresentação dos produtos certos. 

“Inclusive, nossos distribuidores na França vieram ao Brasil somente para a ocasião. Eles puderam conversar sobre o preço agregado do produto na importação”, conta Emilene.

“Os compradores demonstraram muito interesse no nosso produto, especialmente nas sapatilhas, saltos não tão altos e um modelo de bolsa do segmento de luxo”, complementa Emilene. 

Antes de aterrissar em terras gaúchas, os franceses estiveram em São Paulo, onde visitaram showrooms das marcas Democrata, Enrico Boaretto, Sarah Chofakian, Paolo Sesto, Amazonas, Carmen Steffens, Arezzo/Schutz/Ana Capri, Zeferino, Melissa e Havaianas.

Indústria farmacêutica 

A Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), por meio do projeto Brazilian Pharma Solutions, também participa do Projeto Copa do Mundo e promove uma agenda de negócios para o jogo Brasil X Camarões, denominada Projeto Imagem Sanitária. 

Trata-se de uma ação junto às autoridades regulatórias africanas de Cabo Verde, Moçambique e Portugal com objetivo de promover o relacionamento entre estes organismos e a autoridade sanitária brasileira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Será apresentado o marco regulatório brasileiro, a abrangência do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e os convidados a visitarão algumas unidades de produção na busca de demonstrar a capacitação de nosso parque produtivo. 

Eles farão visitas ao polo industrial farmacêutico de Anápolis e a unidades fabris em São Paulo e também apresentarão seus sistemas regulatórios às empresas do setor farmoquímico e farmacêutico. 

Em Brasília, os convidados internacionais acompanharão o jogo Brasil X Camarões e também terão reuniões de relacionamento com a Anvisa, com objetivo de facilitar os acordos de entendimento entre os órgãos.

Esta será a terceira edição do Projeto Imagem Sanitária, que aconteceu primeiramente em 2009. A segunda edição aconteceu durante o projeto Copa das Confederações da Apex-Brasil, que repetiu os bons resultados com autoridades do Chile e México. 

Espera-se como resultado maior aproximação e relacionamento entre as autoridades sanitárias internacionais e a Anvisa, visando à colaboração e ao entendimento nos seus processos regulatórios que possibilitem maior facilidade na obtenção dos registros e certificados necessários para inserção dos produtos brasileiros nos países em questão. 

Brazilian Pharma Solutions

O Brazilian Pharma Solutions é o projeto de internacionalização dos setores farmoquímico e farmacêutico brasileiro, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O objetivo é ampliar a participação das empresas da cadeia produtiva farmacêutica e farmoquímica brasileira no cenário internacional, visando o aumento das exportações, a troca de tecnologia, a atração de investimentos e a internacionalização do setor.

A iniciativa realiza ações de inteligência e prospecção de mercados, marketing internacional, cursos e workshops, feiras internacionais, rodadas de negócios, missões comerciais, dirigidas a diversos países nos cinco continentes. 

A iniciativa conta com o apoio de outras entidades setoriais, como Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), Alanac (Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais), Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) e Abifina (Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina).

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo