Desde o início do ano, o Aeroporto Internacional Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante, vem ganhando destaque nos noticiários potiguares com o anúncio de novos voos e também da possibilidade de sediar o primeiro Hub da Latam, maior empresa de linhas aéreas da América Latina, na região nordeste do Brasil. O outro centro de cargas e passageiros da empresa fica no aeroporto de Brasília, administrado pela Inframerica, mesma empresa que gerencia o aeroporto de Natal.
Além da capital potiguar, estão na disputa Fortaleza e Recife. O assunto não é novidade, já foi divulgado pelo Portal Mercado Aberto, mas nos últimos quinze dias dois fatos fizeram com que o burburinho envolvendo a escolha da TAM pela cidade aumentasse. Primero foi a saída de um voo da Lufthansa, maior empresa aérea em cargas do mundo, que partiu discretamente com o primeiro voo carregado de fruitas para o mercado europeu. Já no final da semana passada, a presidente da TAM, Cláudia Sender, esteve no Aeroporto Aluísio Alves, passou cerca de duas horas conhecendo todos os detalhes técnicos e depois voltou para são Paulo. Os outros equipamentos que estão concorrendo a vaga receberam apenas a visita de técnicos da companhia.
Nos próximos dias Natal deve receber a visita técnica de um consultor que está trabalhando na formatação do novo Hub, mais um bom indício comemorado pelos gerentes da Inframerica local. Segundo a TAM, o resultado oficial deve sair até o fim do ano. O Governo do RN segue negociando com a companhia aérea.