Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

IBGE apura alta de 7,1% nas vendas de março no RN

15/05/2015 18h50

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta (14) os números das vendas do mercado varejista ampliado para o mês de março, fechando assim o primeiro trimestre do ano com uma retração de 0,7%. As maiores baixas foram registradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Em contrapartida, a região nordeste se sobressaiu e conseguiu manter bons índices, sendo o Rio Grande do Norte o quinto estado com melhor resultado. Foram 7,1% registrados nas vendas, que além do comércio tradicional, inclui os seguimentos de materiais de construção e automóveis. Segundo o levantamento, esse percentual foi primordial para reverter o quadro de retração que vinha no acumulado do ano.

Os setores que mais se destacaram negativamente foram os supermercados e lojas de móveis e eletrodomésticos, com queda de 2,4% e 6,8%, respectivamente. O diferencial do que eles chamam de outros artigos de uso pessoal e doméstico, como apartamentos, lojas de brinquedos e joalherias, com alta de 17,4%, além dos artigos farmacêuticos e perfumaria, que registraram alta de 10,2% em março.

O RN conseguiu esse resultado porque a base de comparação com 2014 era muito baixa. No ano passado tivemos uma queda de 5,2% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2013. O segundo motivo foi o chamado "efeito calendário", já que em 2014 o carnaval foi realizado em março, e este ano em fevereiro, ou seja, tivemos mais dias úteis para o comércio trabalhar.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo